Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Energia

só mais duas

UHE Teles Pires instala 3º rotor de turbina para geração de energia elétrica

Foto: Assessoria UHE Teles Pires

UHE Teles Pires instala 3º rotor de turbina para geração de energia elétrica
O terceiro rotor de turbina que compõe o sistema de geração de energia elétrica da Usina Hidrelétrica Teles Pires foi instalado no dia 15 de dezembro. A mega-peça é uma das cinco a serem instaladas. O equipamento chegou à Usina no dia 09 de dezembro, após 208 dias de transporte entre a fábrica em Taubaté (SP) e o empreendimento em Paranaíta, em Mato Grosso. As cinco turbinas devem estar em pleno funcionamento, produzindo 1.820 Megawatts de energia elétrica, até agosto de 2015.

O terceiro rotor possui mais de oito metros de diâmetro e pesa aproximadamente 290 toneladas, segundo a UHE Teles Pires. O segundo rotor foi instalado no dia 24 de novembro, enquanto o primeiro a chegar à Usina em 05 de setembro.

Leia mais:
UHE Teles Pires instala segundo rotor; Até abril de 2015 as cinco peças estarão instaladas
Energia para indústria nacional sobe 11,5% em janeiro e é a 6ª mais cara dentre 27 países

A Casa de Força contará com um total de cinco rotores para compor as turbinas que serão responsáveis para transformar a energia hidráulica (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). O quarto rotor está previsto para chegar em janeiro e o último equipamento em fevereiro.

De acordo com a Usina Hidrelétrica Teles Pires, a peça levou 208 dias para chega em Paranaíta visto o baixo volume das águas do rio Paraguai, que levaram o equipamento a ficar parado próximo ao Porto de Cáceres. A UHE Teles Pires comenta ainda que foi necessária a realização de dragagem da areia para que o transporte, que teve início em 15 de maio em Taubaté (SP), desse sequência até o canteiro de obras. O transporte dos rotores é realizado via terrestre, marítima e fluvial.

A UHE Teles Pires é construída no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, na fronteira dos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). Sua potência instalada é de 1.820 megawatts, que são considerados suficiente para abastecer com energia elétrica uma população de 2,7 milhões de famílias.

A Usina é considerada um das mais importantes do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), está na reta final dos trabalhos de concretagem de suas estruturas físicas, bem como montagem eletromecânica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet