Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Indústria

CONQUISTA

Programa de Desenvolvimento Florestal é criado em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Programa de Desenvolvimento Florestal é criado em Mato Grosso
O governo de Mato Grosso criou no dia 03 de dezembro o Programa de Desenvolvimento Florestal sustentável (PDFS) de Mato Grosso. O programa era um dos pleitos do setor da base florestal, visto ele promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da madeira.

O PDFS é formado por um Grupo de Trabalho (GT) que reúne Secretarias de Estado, bem como entidades ligadas ao setor produtivo. O grupo possui aproximadamente 6.0 dias para criar o regimento interno do programa. Conforme a Resolução 14/2014, que prevê a criação do PDFS, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 04 de dezembro, o programa deverá contribuir para um aumento de aproximadamente 20% nos próximo 20 anos no PIB mato-grossense a participação do setor madeireiro e não madeireiro.

Leia mais
Oportunidades de mercado para área de floresta são debatidas em Cuiabá
Lei que obriga eclusas em hidrelétricas não atende hidrovia Teles Pires-Tapajós

A Resolução aponta ainda que a coordenação do PDFS estará sob a coordenação da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Para o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento, o PDFS será uma revolução para o setor da base florestal, permitindo a ampliação de investimentos, melhoria do parque industrial e até mesmo um incremento na produção para atender melhor a demanda do mercado interno e externo.

O Grupo de Trabalho é formado pela Sicme; Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Sedraf); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec); Cipem; Associação dos Reflorestadores do Estado de Mato Grosso (Arefloresta); Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato); Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira aqui a Resolução 14/2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet