Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Energia

Reta final

UHE Teles Pires instala segundo rotor; Até abril de 2015 as cinco peças estarão instaladas

Foto: Assessoria UHE Teles Pires

UHE Teles Pires instala segundo rotor; Até abril de 2015 as cinco peças estarão instaladas
O terceiro rotor ainda está a caminho e a Usina Hidrelétrica Teles Pires já instalou a segunda mega-peça, que havia chegado em agosto em Paranaíta. O rotor foi instalado na segunda Unidade Geradora (UG) no dia 24 de novembro. A previsão é que até abril de 2015 todos os cinco rotores estejam instalados.

A UHE Teles Pires é construída no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, na fronteira dos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). Sua potência instalada é de 1.820 megawatts, que são considerados suficiente para abastecer com energia elétrica uma população de 2,7 milhões de famílias.

De acordo com a Usina Hidrelétrica Teles Pires, a instalação de mais um rotor mostra que a obra, considerada um das mais importantes do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), está na reta final dos trabalhos de concretagem de suas estruturas físicas, bem como montagem eletromecânica.

Leia mais
Terceiro rotor da UHE Teles Pires começa a ser transportado em Mato Grosso
Gasolina chega a R$ 3,29 o litro em Cuiabá; Etanol dispara 15%

O rotor instalado no dia 24 de novembro levou cerca de quatro horas para ser acoplado no eixo da turbina. Foram utilizadas duas pontes rolantes com capacidade de 450 toneladas cada.

O primeiro rotor que chegou a Mato Grosso na primeira quinzena de maio foi entregue na UHE Teles Pires na primeira quinzena de junho e foi instalado no dia 05 de setembro. Já o segundo rotor foi entregue na Usina no dia 7 de agosto, após ter saído no dia 14 de março da fábrica da Alstom, em Taubaté (SP).

Os cinco rotores irão compor as turbinas responsáveis por transformar a energia hidráulica (energia da água) em mecânica (movimento das turbinas).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet