Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

exportação

Embarque de café verde do Brasil cai 16,5% em agosto

Foto: Reprodução

Embarque de café verde do Brasil cai 16,5% em agosto
A exportação de café verde do Brasil em agosto somou 2,2 milhões de sacas de 60 kg, com uma queda de 16,5 por cento ante os 2,64 milhões de sacas embarcadas no mesmo mês de 2011, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) na sexta-feira (7).

Do total exportado, 1,19 milhão de sacas são de café arábica e 227 mil sacas do tipo robusta.

A receita com as exportações em agosto, segundo mês do ciclo 2012/13, teve uma redução sinificativa de 35,3 por cento ante o mesmo mês do ano passado.

O levantamento do Cecafé indica que o preço médio da saca de café exportada ficou em 203,24 dólares no período.

Na avaliação da instituição, o ano safra 2012/2013 deve apresentar resultados muito semelhantes aos da safra anterior.

Mas a entidade pondera que no ano civil 2012, os embarques podem ficar entre 10 e 15 por cento menores que o inicialmente previsto, de 33 milhões de sacas exportadas, entre 28 e 29 milhões de sacas.

"Isso se deve em parte às chuvas, que atrasaram a chegada do produto ao mercado neste segundo semestre", disse Guilherme Braga, diretor-geral do CeCafé, em comunicado.

Ele acrescentou que a queda prevista também reflete "um primeiro semestre que fez parte de um ano safra de baixa, no qual o café foi comercializado num ritmo muito alto, sem que um estoque significativo fosse gerado. Isso porque os produtores tinham pela frente o início de um ano de alta".

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve a previsão de uma safra recorde de café em 50,5 milhões de sacas em 2012/13, estável ante o mês anterior.

Mas ponderou que a colheita que chega à etapa final no país, apesar de recorde, poderá ter sua qualidade afetada em parte por pesadas chuvas atípicas no início da colheita em Minas Gerais,
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet