Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Energia

1 de 5

Primeiro rotor da UHE Teles Pires é instalado; Peça chegou em junho

Foto: Assessoria UHE Teles Pires

Primeiro rotor da UHE Teles Pires é instalado; Peça chegou em junho
O primeiro rotor da turbina que irá compor o sistema de geração de energia elétrica começou a ser instalado na Usina Hidrelétrica Teles Pires. A peça chegou à Usina em junho deste ano. Ao todo são cinco rotores a serem instalados para a geração de energia elétrica.

De acordo com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, a previsão é que as cinco unidades de geração da Casa de Força da usina recebam os rotores dos geradores até abril de 2015. A Usina Hidrelétrica Teles Pires deve começar a gerar energia no início de 2015. A expectativa é que a emissão da Licença de Operação (LO), por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorra até o final de outubro.

Leia também
UHE Teles Pires deve iniciar geração de energia em 2015
Após 147 dias segundo rotor chega a UHE Teles Pires; 3ª mega peça a caminho

"Este componente é unido a roda da turbina que ao receber a água do rio Teles Pires dará início aos movimentos giratórios que criam um campo magnético e induz a corrente elétrica para o estator (equivalente à bobina de um motor). Essa carga elétrica será transferida pela rede elétrica e distribuída para as fábricas, residências e outras unidades consumidoras", explica a Companhia Hidrelétrica Teles Pires.

O rotor possui aproximadamente sete toneladas, 2,6 metros de altura e 16,5 de diâmetro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet