Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 12 de maio de 2021

Notícias / Agricultura Familiar

Encontro de Hidroponia mostra potencial de Diamantino na agricultura familiar

Da Assessoria/ Ascom Diamantino

16 Set 2014 - 10:30

Com objetivo de apresentar a potencialidade do cultivo hidropônico, aconteceu no sábado (13.09), o 1º Encontro de Hidroponia de Diamantino, com visita técnica a plantação de hortaliças, no sítio Ouro Verde.

O prefeito Juviano Lincoln esteve acompanhado dos secretários. Na ocasião o biólogo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Nesvaldo Bento de Oliveira, responsável pelas orientações do cultivo em sistema protegido, falou da tecnologia que causa menor impacto ambiental e demonstrou a viabilidade econômica do uso da hidroponia na produção de verduras.

“Temos que incentivar os agricultores familiares que querem produzir e no ramo que querem produzir, assim temos cases de sucesso. Incentivar a potencialidade de cada pequeno produtor e tornar Diamantino como cidade modelo nas mais diversas cadeias produtivas”, afirmou o prefeito.

Durante dois anos produzindo no sistema hidropônico, o produtor rural Edson Horbach Prass mostrou aos visitantes o cultivo de alface (crespa, lisa, mimosa e americana), couve-manteiga, rúcula e agrião sendo desenvolvidos em sua propriedade. O produtor comercializa aproximadamente dois mil pés de verduras por dia, no mercado local e municípios vizinhos.

Segundo Nesvaldo, o cultivo, além de representar um avanço tecnológico à disposição de grandes produtores, pode ser implantado em pequenas propriedades agrícolas, sítios, chácaras e em terrenos localizados nos centros urbanos. Esse sistema garante o cultivo o ano todo, mantendo a qualidade das folhas, mesmo no período das chuvas e permite o consumo com menos resíduo de agrotóxico na planta.

O biólogo que trabalha com o sistema cita algumas vantagens, produção de verduras fora de época, o que reduz riscos de adversidades climáticas, evita a rotação de cultura, produz após um mês de plantio, permite alta produtividade e mão de obra especializada, porém, menos funcionários para a realização do serviço e retorno econômico ao produtor rural.

O evento que integra a programação dos 286 anos de Diamantino contou com a participação de produtores rurais, técnicos e outros. Para ter acesso ao sítio Ouro Verde – é preciso entrar pela MT-240 (Novo Diamantino) e seguir em sentido a parte baixa da cidade (atrás do Pronto Atendimento), no primeiro entroncamento pegar a MT 240 à esquerda, percorrer mais 2 km até a propriedade.

- Saiba mais: A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Sitevip Internet