Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Energia

energia

UHE Teles Pires deve iniciar geração de energia em 2015

Foto: Assessoria UHE Teles Pires

UHE Teles Pires deve iniciar geração de energia em 2015
A Usina Hidrelétrica de Teles Pires deve começar a gerar energia no início de 2015. O anúncio é da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) em nota no site da usina, revelando ainda que o cronograma das obras encontra-se avançado e que a mesma aguarda a emissão por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) da Licença de Operação (LO), que deve ser emitida no final de outubro.

De acordo com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, com a Licença de Operação em mãos a mesma dará prosseguimento ao processo de enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Teles Pires. Com os reservatórios cheios será possível realizar os primeiros testes com a primeira turbina. As projeções são que os testes tenham início a partir de 15 de dezembro.

“As obras de instalação da UHE Teles Pires estão dentro do prazo previsto e estaremos aptos a gerar energia já no início do próximo ano”, declarou o diretor de Meio Ambiente da Usina, Marcos Duarte, durante o 5º Workshop de acompanhamento das atividades do Plano Básico Ambiental da UHE Teles Pires, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto pela Companhia no auditório da sede do Ibama em Brasília (DF).

Leia também
Rotor é entregue em usina hidrelétrica após 25 dias; Outra peça está a caminho
Após 147 dias segundo rotor chega a UHE Teles Pires; 3ª mega peça a caminho

A Usina Hidrelétrica de Teles Pires está sendo construída no Rio Teles Pires, no afluente do Rio Tapajós, entre a divisa de Mato Grosso e Pará, mais precisamente nos municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).

A Usina possui uma potência instalada de 1.820 megawatts. As obras tiveram início em 22 de agosto de 2011, após o Ibama aprovas a Licença de Instalação (LI) em 19 de agosto do mesmo ano.

O complexo conta com cinco turbinas (rotores), dos quais dois já se encontram na Usina e outros três estão a caminho. O transporte dos rotores começou em janeiro. O primeiro rotor chegou a Paranaíta em 08 de junho e o segundo no dia 7 de agosto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet