Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 12 de maio de 2021

Notícias / Agricultura Familiar

Agricultores familiares brasileiros participam de feira de alimentos no Peru

MDA

27 Ago 2014 - 10:15

Uma mostra de produtos da agricultura familiar brasileira será exposta na 6ª edição da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa do evento e proporciona a agricultores familiares brasileiros a oportunidade de expor seus produtos e prospectar novos negócios. O evento, com duração de três dias, começa nesta terça-feira (27) e vai até sexta-feira (29), em Lima, capital do Peru.

O estande do MDA, Brasil - Agricultura Familiar, vai reunir produtos como castanha do Brasil, café, arroz, suco de uva e espumante de cooperativas brasileiras selecionadas por meio de chamada pública. No espaço, também serão exibidos produtos de empresas da Argentina e do Uruguai – países membros da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), grupo instituído com o objetivo de incentivar a atividade na América do Sul.

A analista de promoção comercial da Assessoria Internacional do MDA, Heloísia Fontes, conta que no evento, representantes da REAF vão avaliar a possibilidade da criação de uma agenda regional de comércio para ampliar a parceria entre os países e fomentar a atividade agrária no continente. “Queremos abrir mercado em uma região que é muito importante para o Brasil”.

Uma das empresas selecionadas para o intercâmbio é a Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), que atua em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O representante de exportação, Rodrigo Veiga, explica que a cooperativa já participou de duas edições da Expoalimentare, mas a expectativa é ainda mais otimista com a participação do MDA. “O Peru é um dos países da América Latina que mais importam nosso produto, o arroz. Será uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e conquistar novos mercados”, aposta.

A Expoalimentaria reúne os segmentos de alimentação e bebidas, máquinas, equipamentos, insumos, containers e embalagens, serviços, restaurantes e gastronomia. Ao total, serão 550 expositores, de mais de 20 países. A expectativa é que a mostra receba cerca de 30 mil pessoas de todo o mundo.
Sitevip Internet