Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

'Conta será paga por nós', diz Miriam sobre socorro a setor energético

Especialistas já calculam quanto vai custar para o consumidor o novo socorro ao setor de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica já anunciou que o aumento vem na conta do ano que vem.

A gente sabe que não tem como escapar desse aumento na conta. Porque esses empréstimos que estão sendo dados para as distribuidoras de energia, primeiro de R$ 11,2 bilhões e agora R$ 6,5 bilhões, têm uma garantia. A garantia que os bancos receberam foi um documento da Aneel dizendo que essas distribuidoras podem aumentar a conta de luz para pagar esse empréstimo bancário. Então, já está registrado em documento oficial do órgão regulador que a conta vai ser paga por todos nós. Essa conta desses empréstimos.

E na verdade, isso aí é só uma parte da confusão porque essas são as empresas que a gente paga a conta de luz, as empresas distribuidoras que a gente conhece mais. Mas, atrás delas têm as que geram energia e elas também estão com desequilíbrio.

Torcemos para chover, mas só a chuva não resolve, porque agora entra em um período seco. Cerca de 70% da energia do país é produzida no Sudeste e Centro-oeste, onde os reservatórios estão com um nível de apenas 34%. Precisa chover muito e agora a época é de seca, mas mesmo se chover já tem a conta contratada, porque isso não é só provocado pelo problema hidrológico, é provocado por erros na condução da política de energia.

O percentual de reajuste previsto de cerca de 25% pode ser até maior. O risco é esse. É o que os especialistas estão dizendo. Que venha a chuva e que São Pedro nos ajude.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet