Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Energia

Mistura de biodiesel a 6% entra em vigor

O novo percentual de 6% da mistura do biodiesel no diesel fóssil, anunciada pelo governo no fim do mês de maio, entrou em vigor nesta terça, dia 1º de julho. A Medida Provisóra 647/2014 aumentou a mistura de 5% para 6%, até novembro deste ano, quando está previsto mais um aumento, para 7%.

O presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), destaca que a medida representa um fôlego importante para o setor, que até então trabalhava com uma capacidade ociosa de até 60%.

– O aumento da mistura evita maior fechamento das indústrias. Isso dá um fôlego para aquelas que estão funcionando. Cada ponto percentual a mais na mistura do biodiesel corresponde a uma redução de importação de 600 milhões de litros de óleo diesel por ano. Ou equivale ao plantio de 7,2 milhões de árvores – disse o deputado.

O Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual de 2% da mistura, em 2008, e em 2010 subiu para 5%, depois disso não houve mais mudanças. O aumento da mistura já estava em discussão desde o ano passado, mas havia encontrado resistências por parte do Ministério da Fazenda, por conta de temores relacionados ao possível impacto na inflação. Com uma mistura de 7%, o consumo de biodiesel no Brasil poderia subir dos 3 bilhões de litros atuais para 4,2 bilhões de litros ao ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet