Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Notícias / Agricultura

IMAmt desenvolve dois inseticidas virais como forma de controle biológico de pragas

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

24 Jun 2014 - 08:32

Foto: Thalita Araújo/Agro Olhar

IMAmt desenvolve dois inseticidas virais como forma de controle biológico de pragas
Levando em consideração sistemas agroecológicos e a formatação de um manejo integrado de pragas eficiente, o tema controle biológico tem tido destaque no universo agrícola brasileiro. O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), braço tecnológico da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) está trabalhando no desenvolvimento de ferramentas de controle biológico de pragas na cultura do algodoeiro no Estado.

Segundo o pesquisador Marcelo Soares, dois inseticidas virais estão em desenvolvimento, um contra a lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e outro conta a Spodoptera frugiperda.

Leia também:
Barra terá leilão virtual de 5 mil bovinos
Cultivares de algodão lançadas pelo IMA trazem 2ª geração de tecnologia e prometem combate a lagartas

De acordo com Marcelo, durante apresentação do trabalho no Dia de Campo realizado pelo IMAmt no último sábado (21) em Campo Verde, o desenvolvimento do inseticida contra a Spodoptera ainda está em estágio inicial. Já o produto contra a falsa-medideira já está um passo à frente.

Outro resultado ressaltando como importante é a criação de "iscas dispersíveis" com fungos para controle do bicudo-do-algodoeiro, considerado a principal praga do algodoeiro no Brasil. Marcelo comenta que os resultados foram bastante satisfatórios em laboratório e agora o trabalho será continuado com testes em campo.

O pesquisador também citou outros resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, como a obtenção de dois novos genes que codificam proteínas tóxicas para as lagartasHelicoverpa armigera e Spodoptera frugiperda.

Também a obtenção de um gene que codifica toxina contra o bicudo e o desenvolvimento de um protótipo de bioinseticida para o controle de Helicoverpa armigera, que deve estar pronto para testes na próxima safra.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet