Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

dupla tarifação

Senado aprova desconto de energia a produtores que mantém sistemas de irrigação e aquicultura

Foto: Reprodução / Canal Rural

Projeto permite a chamada tarifa verde a produtores

Projeto permite a chamada tarifa verde a produtores

O Senado aprovou nesta terça-feira (03), em segundo turno, por unanimidade, substitutivo ao projeto de decreto legislativo que facilita o acesso de produtores rurais ao desconto na conta de luz de sistemas de irrigação (PDS 787/2009).

A proposta obriga as concessionárias de energia elétrica a instalar, gratuitamente, para os produtores rurais que exercem atividades de irrigação e de aquicultura, os chamados relógios de dupla tarifação.

Leia também
Rotor de usina hidrelétrica chega nesta terça-feira à Colíder
Governo poderá ficar obrigado a informar aplicação do Adicional de Frete para Marinha Mercante

Com dois medidores de consumo de energia elétrica, um medirá exclusivamente os sistemas de irrigação que, por lei, já têm descontos. A proposta, apresentada pelo senador Magno Malta (PR-ES), segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

O senador Jaime Campos (DEM-MT) acompanhou a votação e comemorou o resultado ao afirmar que os produtores rurais serão beneficiados com a redução dos custos de produção.

“A medida vai ampliar a área irrigada em todo o país”, acrescentou.

O texto aprovado susta os efeitos do parágrafo 1º do artigo 73, da Resolução Normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo esse parágrafo, cabe ao consumidor rural pagar pela instalação dos equipamentos de medição e controle de energia, para poder receber os descontos na conta de luz nas atividades de irrigação e na aquicultura.

O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pela relatora Kátia Abreu (PMDB-TO), que atualizou o número da resolução normativa que será atingida pelo futuro decreto legislativo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet