Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 21 de setembro de 2021

Notícias / Meio Ambiente

Tempo seco e inverno ameno podem garantir pêssego de qualidade no PR

Globo Rural

06 Set 2012 - 17:33

A florada do pêssego mudou a paisagem dos campos no Paraná. Nessa fase de desenvolvimento dos pomares, os agricultores comemoram o tempo mais seco e o inverno ameno, que podem garantir uma fruta de boa qualidade.

O inverno com clima seco ajudou a carregar os pomares de flores. O produtor Meroslau Kolecheski tem mil pessegueiros na propriedade e espera pelo menos 15 toneladas de pêssego. “Desde que não tenha mais nenhum problema climático, acho que a produção será muito boa”, diz.

O tempo com menos umidade diminui o aparecimento de doenças como a podridão parda e a sarna, que comprometem as flores. Por isso, neste ano a expectativa é de uma boa safra e com frutos bem saborosos em todo Paraná.

“A condição de clima mais seco faz com que tenhamos uma fruta de melhor qualidade. Também porque a planta acumula mais açúcares. Com isso, são repassados aos frutos. Então, nós temos frutos com maiores teores de açúcares”, diz o agrônomo Antônio Martins.

Há 20 o agricultor Augusto Primo trocou a plantação de cebolas pelo pomar de pêssegos. Por causa da inclinação do terreno, as árvores ficam expostas à luz do sol praticamente o dia todo. Assim, o crescimento dos frutos é mais rápido. Essa é uma boa vantagem na hora de negociação do produto.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui
Sitevip Internet