Com o ciclo de recolhimento de informações completo (reprodução, nascimento e desmama até os 18 meses de idade), os dados agora serão analisados e processados pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB), da USP de Pirassununga (SP).
O resultado da avaliação genética destes animais, sob uma rigorosa pressão de seleção, irá formar o Índice CFM, que preza por méritos genéticos importantes, como, por exemplo: Ganho de peso a pasto, Precocidade sexual e características de carcaça (Conformação, Precocidade e Musculosidade).
“Não tem segredo. O pecuarista que quiser aumentar a fertilidade das suas matrizes tem de investir em touros com melhores DEP’s para perímetro escrotal e PP14 (probabilidade de prenhez aos 14 meses de idade). Já os pecuaristas que estão à procura de animais com mérito genético para mais peso ao abate e rendimento de carcaça, é recomendado utilizar touros com DEPs de peso ao sobreano e musculatura”, recomenda Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.
A apuração e o cálculo das DEPs são os últimos passos para a configuração da nova safra de touros CFM, que será comercializada a partir de agosto, no Megaleilão Nelore CFM. De um total de mais de 7 mil machos da safa 2012 e dos quais cerca de 6,4 mil animais foram mantidos no rebanho para recria a pasto e então submetidos a procedimentos das avaliações de Sobreano nas fazendas da Agro-Pecuária CFM, apenas os melhores 30% na avaliação genética serão selecionados e estarão aptos à condição de touro para atender à demanda de reprodutores melhoradores da pecuária profissional.
Essa dinâmica de seleção genética é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a concessão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), que chancela os animais com qualidade genética superior comprovada. “Essa altíssima pressão de seleção, já que apenas 30 de cada 100 machos nascidos viram touro, é uma garantia aos clientes CFM que realmente estarão usando touros CFM que irão fazer toda a diferença no incremento da produção na sua fazenda”, conclui Teixeira.
Além dos machos, todas as fêmeas nascidas e em recria também passaram pela avaliação ao Sobreano, completando a coleta de dados de toda a safra nascida em 2012. “Além de todas as informações do desenvolvimento ponderal e dos animais desde o nascimento, desmama e agora ao Sobreano, parte dos animais também terá sua paternidade comprovada pelo teste de paternidade por DNA da Neogen”, complementa.
Mais Informações sobre o Megaleilão Nelore CFM pelos telefones (17) 3214-8700 ou 0800 127 111, ou pelo e-mail faleconosco@agrocfm.com.br ou no endereço eletrônico www.agrocfm.com.br Siga a CFM no twitter pelo @agrocfm.