Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Notícias | Agricultura

Agricultores familiares ganham espaço para capacitação

Cerca de três mil agricultores, que buscam apoio junto a Embrapa anualmente, serão beneficiados com formação técnica e profissional, numa estrutura física de quase 900m2.


Durante a realização da 3° Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar, de 8 a 10 de maio, Pelotas/RS, acontecem atividades paralelas como a inauguração do Centro de Capacitação para a Agricultura Familiar (CECAF). O ato acontece no dia 9 maio, às 9 horas, na Estação Experimental Cascata (EEC), onde está localizada a nova estrutura, pertencente a base física da Embrapa Clima Temperado. O CECAF é um local onde haverão capacitações de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, membros de comunidades quilombolas e de outras comunidades em situação de risco social. O projeto é resultado de emenda parlamentar do deputado Fernando Marroni (PT), com recursos aplicados na ordem de 1 milhão e 600 mil reais.

O Centro conta com um um auditório com capacidade para 100 pessoas, um alojamento para 42 pessoas que pode ser estendido para 46, com 12 apartamentos. Há uma acomodação, especialmente, para atender a lei de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Foi projetada uma cozinha de apoio, uma sala de estar com tv e um memorial onde reunirá todas a história da Estação, através de fotografias e utensílios que foram usados ao longo dos anos pela pesquisa e pelos próprios agricultores. "A intenção é fazer com que os agricultores tenham mais conforto e possam interagir entre eles. Muitos vem de várias localidades", explicou o coordenador técnico da Estação Experimental Cascata (EEC), Carlos Alberto Medeiros. Segundo ele, foi criado toda uma estrutura voltada a receber tanto os agricultores como também os técnicos participantes ou ministrantes de treinamentos.

As atividades são todas relacionadas com os temas estratégicos trabalhados pela EEC. "A Estação trabalha com ações de pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia e Agricultura Familiar. Todas essas atividades serão objeto de formação", declarou. O CECAF servirá para realização de cursos em Olericultura, Fruticultura, Insumos para a Agricultura Familiar, Sistemas Agrofloretais e Plantas Bioativas.

"Se houver demanda estaremos sempre em busca de competências para atendê-las", ressaltou Medeiros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet