Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Feedipedia: meta é ampliar uso de ingredientes alternativos na alimentação animal

Parceria envolvendo quatro instituições – FAO, INRA, CIRAD e AFZ, ou, respectivamente, Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação, Instituto (francês) de Pesquisas Agrícolas, Centro de Cooperação Internacional de Pesquisas Agronômicas e Associação Francesa de Zootecnia – resultou no lançamento do “Feedipedia”, um site dedicado à pesquisa de novos (velhos?) ingredientes para alimentação animal.

Conforme o próprio site, Feedipedia é um sistema de informação de acesso aberto sobre ingredientes para alimentação animal. Disponibiliza dados a respeito da origem, ocorrência, composição química, valor nutricional e segurança de utilização de cerca de 1.300 diferentes ingredientes disponíveis mundialmente.

Com esse trabalho a iniciativa objetiva proporcionar a extensionistas, técnicos em planejamento, formuladores, criadores, gestores científicos, decisores políticos, estudantes e pesquisadores informações científicas atualizadas que permitam identificar e caracterizar recursos alimentares que incrementem, de um ponto de vista técnico, econômico e ambiental, o desempenho da produção animal.

O site observa que, na nutrição animal, muitos ingredientes inexistentes em climas temperados sequer foram avaliados. A meta é incluir esse ingredientes “não-convencionais” nos estudos, identificando-os, caracterizando-os e discutindo seu uso apropriado, o que deve contribuir para o desenvolvimento sustentável da produção animal.

Clique aqui para acessar o Feedipedia, “enciclopédia on-line de ingredientes para alimentação animal”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet