Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

SUIÁ-MISSÚ

Lideranças de Mato Grosso vão ao STF tentar reverter despejo de agricultores no Araguaia

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o deputado estadual Baiano Filho (PMDB) reúnem-se às 17h (horário de Brasília) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, para tentarem reverter a determinação da Justiça Federal que obriga os produtores rurais a desocuparem a área remanescente da Gleba Suiá Missú, em Alto Boa Vista, a 1.105 km de Cuiabá.

O clima voltou a esquentar após a chegada na Suiá Missú de 22 caminhões do Exercito transportando mais de 100 homens para o despejo dos produtores. O contingente, acompanhando de Policiais Militares e da Policia Rodoviária Federal, chegou ao local do conflito no inicio da noite de sexta-feira, 26.10, e estão acampados dentro da área.

Segundo Baiano Filho, mais uma vez o Governo de Mato Grosso tentará sensibilizar a União sobre a proposta de transferência dos Xavantes para o Parque Estadual do Araguaia, uma faixa de terra com mais de 220 mil hectares, banhada pelos rios das Mortes e Araguaia.

“A transferência dos indígenas seria uma solução sensata para ambas as partes, os produtores permaneceriam nas terras em que viveram por mais de 30 anos, com sua produção e suas famílias, e os indígenas ocupariam uma área de mata virgem, intocada e banhada pelos principais rios do Araguaia”, defendeu o deputado Baiano.

A audiência terá a participação do senador Cidinho Santos (PR/MT). Responsável por articular o encontro, Cidinho se tornou um aliado na busca de uma solução para o conflito. (Com informações da Secom-MT)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet