Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 21 de setembro de 2021

Notícias / Agronegócio

sem logística

“MT caminha para um colapso", alerta Cidinho sobre problema na armazenagem de grãos

De Brasília - Vinícius Tavares

06 Set 2012 - 17:30

Foto: Reprodução

“MT caminha para um colapso
O senador Cidinho Santos (PR-MT) cobrou providências do Governo Federal para solucionar problemas de estocagem da safra de 35 milhões de toneladas de grãos que acaba de ser colhida. A manifestação ocorre após comunicado da presidente da República, Dilma Rousseff, de que o governo já iniciou a elaboração de uma política nacional para a área de armazenagem.

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), dos 35 milhões de toneladas de grãos colhidos, Mato Grosso tem capacidade para armazenar apenas 27 milhões. O governo anunciou em julho passado a intenção de suprir essa ‘deficiência de armazenagem’ em várias regiões do país. A questão já foi, inclusive, encaminhada pelo senador aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e da Casa Civil, GleiseHoffmann.

“O problema é agravado quando levado em conta o déficit de logística e infraestrutura. Nas viagens que temos feito pelo interior do Estado do Mato Grosso, ao percorrer a BR-163, no trecho entre Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, até a cidade de Sinop, pudemos ver a grande quantidade de produção de milho estocado fora da unidade de armazenagem, muitas vezes ao relento, a céu aberto”, relata Cidinho.

De acordo com informações da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso), a solução encontrada pelo setor é o armazenamento em “silos-bag”, feito em lonas de plástico. O problema, alerta Cidinho, está resultando em consequências econômicas negativas ao setor, uma vez que as tradings estão diminuindo a compra por não terem onde armazenar os grãos já colhidos.

Em 2013, a estimativa é que Mato Grosso alcance uma safra de 40 milhões de toneladas. De acordo com o senador, números que aumentam a necessidade do Executivo em atuar de forma emergencial nessaquestão.

“Alguns fazendeiros do Estado estão, de forma empreendedora, construindo seus próprios armazéns, buscando recursos junto ao BNDES, mas a burocracia não atende às necessidades dos nossos produtores. É preciso que o Governo Federal, que a presidente Dilma, que a ministrada Casa Civil e o ministro da Agricultura possam, de forma definitiva e urgente, anunciar e implantar um plano para financiamento da armazenagem em nosso País, especialmente em nosso Centro-Oeste”, advertiu o mato-grossense.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet