Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Notícias | Geral

Mapa amplia prazo de chamada pública para capacitação de jovens

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou para 4 de novembro o prazo para cadastramento de propostas de projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo para juventude dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa) das regiões Nordeste e Sul, no valor de R$ 800 mil. As entidades sem fins lucrativos interessadas na chamada deverão cadastrar seus projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). A divulgação do resultado da seleção está prevista para 19 de novembro.

Serão selecionados dois projetos no valor de R$ 400 mil, um para a Região Nordeste e outro para a Região Sul, para o trabalho com jovens de 15 a 29 anos e mulheres agricultoras dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas) de ambas as regiões. Respeitando a diversidade cultural e regional, o Mapa busca qualificar, formar e capacitar a juventude rural para ampliar a participação, a inclusão social e o protagonismo dos jovens em cooperativismo e associativismo rural, além de promover a melhoria dos processos de gestão e desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo rural brasileiros.

O prazo para execução dos projetos é de 18 meses. As entidades deverão apresentar contrapartida no valor mínimo de 5% para o projeto do Nordeste e de 10% para o do Sul.

Dentre as atividades previstas na capacitação estão aulas teóricas e práticas e visitas técnicas a cooperativas e associações rurais, com abordagem dos aspectos sociais, técnicos e econômicos, bem como os fundamentos legais relacionados ao setor. A ideia é aprofundar ações que venham a fortalecer a institucionalização de políticas públicas voltadas ao cooperativismo, à inclusão social e ao protagonismo juvenil nas associações rurais e cooperativas nas duas regiões.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui
Sitevip Internet