Para boa surpresa dos produtores de Mato Grosso, a produtividade nas lavouras de soja tem sido melhor que o esperado. De acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a média encontrada até agora é de 54 sacas por hectare, o que representa 8,39% a mais que o registrado na safra passada.
Com a elevação das estimativas de produtividade, o volume de produção esperada também cresce, chegando a 26,9 milhões de toneladas de soja em todo o Estado.
Leia também:
Dilma pilota trator e colheitadeira em Lucas do Rio Verde; veja fotos
Plantio do milho chega a 16% e está atrasado em relação à safra anterior
Esta produção aguardada, recorde, é 13,6% maior que a obtida na temporada anterior. “Assim, a elevação com a produtividade contribuiu com o acréscimo de 1,2 milhão de toneladas no mercado”, diz o Imea.
Os fatores que mais contribuíram para o acréscimo da produtividade foram, para o instituto, o clima excepcional em diversas regiões do Estado e o fato de que, nesta safra, as áreas que estão recebendo soja pela primeira vez são menores que no ano passado.
Com estes novos números, Mato Grosso deverá ser responsável por quase 30% da produção nacional de soja e 9,4% da produção mundial.