Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Engenheiro ambiental cria aplicativo que facilita a elaboração de inventários florestais

O engenheiro ambiental Luccas Correa, que passou um breve período trabalhando na atividade de licenciamentos ambientais, percebeu que havia muita reclamação dos engenheiros florestais na execução de atividades como a elaboração de inventários florestais. Para acabar com este sofrimento, Correa inventou um aplicativo que pode ser instalado em celulares smarthphones e em tablets que tenham o sistema Android a partir da versão 3.0.

Com o aplicativo Forest Files, os engenheiros florestais agora não perderão tempo ao elaborar os inventários. De acordo com Luccas Correa, o aplicativo faz todos os cálculos que antes precisavam ser entabulados. Até mesmo no cálculo de erro mostral, se o nível de informações for suficiente, o engenheiro florestal não precisa mais voltar ao local para buscar outros dados.

De acordo com Luccas Correa, quando o engenheiro florestal estiver fazendo a coleta de informações para o inventário – seja de mata nativa ou plantada – é só inserir os dados no aplicativo. “O Forest Files já vem com muitas informações, como, por exemplo, as espécies cadastradas. Basta digitar a altura e o diâmetro e, se quiser, dá para inserir imagens e as coordenadas de cada parcela. Assim, o erro mostral é coletado de forma automática”, explica Correa.

Após o trabalho de campo, o engenheiro florestal só precisa exportar os dados do aplicativo para o computador, conseguindo abrir o excel com as informações organizadas. Em 2014, Correa vai lançar o aplicativo voltado para o sistema IOS, da Apple. Os interessados nesta novidade tecnológica que vai diminuir em pelo menos 60% do tempo para elaboração de um inventário florestal devem entrar em contato com Luccas Correa pelo número (41) 9649-4943.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet