Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

Produção de carne de frango no Brasil deve subir 4% em 2014

A boa demanda interna em ano de Copa do Mundo no Brasil deve impulsionar o crescimento da produção de carne de frango em 2014 em ritmo superior ao das vendas externas, estimou a associação que reúne a indústria nesta segunda-feira.

A previsão é que a produção de carne de frango suba 4 por cento em 2014 sobre a produção estimada de 12,3 milhões de toneladas em 2013. Já as exportações devem crescer entre 2 a 2,5 por cento em 2014.

"O crescimento da produção deverá se descolar das exportações, diante da possibilidade de um aquecimento do mercado interno com os grandes eventos internacionais", disse o presidente o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

A expectativa é que políticas de governo voltadas para o abastecimento interno durante a Copa favoreçam o consumo de produtos avícolas dentro do Brasil, com a produção voltando aos níveis de 2012, depois de recuar cerca de 3 por cento este ano, disse Turra.

"Devemos ter um crescimento constante, seguro, mas sem otimismo excessivo."

O recorde na produção anual de carne de frango foi registrado em 2011, quando atingiu 13 milhões de toneladas.

EXPORTAÇÃO EM NOVEMBRO

As exportações de carne de frango do Brasil saltaram 11,4 por cento em novembro, para 347,7 mil toneladas, ante o mesmo mês do ano passado, em meio à demanda mais firme típica do segundo semestre, apontou a entidade que reúne a indústria.

O aumento também reflete a realização de embarques residuais de produtos que não puderam ser exportados em setembro, por conta de chuvas que interromperam operações em portos de Santa Catarina e Paraná.

A receita com os embarques no mês avançou 3,9 por cento na comparação anual, somando 678,7 milhões de dólares.

Os números da Ubabef incluem vendas externas de carne in natura, congelada e de miúdos.

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou também nesta segunda-feira que as vendas somente de carne de frango in natura cresceram 12,7 por cento, somando 315 mil toneladas.

ACUMULADO

No período entre janeiro e novembro, as exportações totais de carne de frango ficaram praticamente estáveis em relação ao mesmo período do ano passado, somando 3,57 milhões de toneladas, disse a Ubabef.

A receita no período acumulado até novembro avançou 5,2 por cento, somando 7,35 bilhões de dólares.

Com isso, a Ubabef prevê que o total exportado neste ano deva ser equivalente ao volume embarcado no ano passado, de 3,9 milhões de toneladas. Já a receita deve subir 4 por cento em relação ao ano passado, alcançando 8 bilhões de dólares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet