Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Economia

PARCERIA

Analistas avaliam economia dos sistemas produtivos integrados no Nortão de MT

A ideia é montar uma metodologia de coleta de dados e avaliação econômica dos sistemas integrados de produção

O analista de mercado do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) Otávio Behling Júnior passou a desenvolver seu trabalho na unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastoril, em Sinop, para acompanhamento dos custos de produção das principais cadeias produtivas de Mato Grosso.

Behling Júnior agora faz parte da equipe da equipe de economistas Marcelo Carauta e Júlio César dos Reis – que é pesquisador da Embrapa. Seu estabelecimento em Sinop faz parte da parceria entre o Imea, a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

"A ideia é montar uma metodologia de coleta de dados e avaliação econômica dos sistemas integrados de produção", explica Otávio Junior.

Segundo Júlio César dos Reis, com o alto volume de projetos em execução, contar com a equipe do Imea mais próxima facilitará o trabalho. "A capacidade do Imea de coletar informações e de conhecer produtores de toda a região é importante para nós, pois aumenta o grupo de trabalho", destaca Reis.

De acordo com o superintendente do Imea, Otávio Celidonio, com a nova parceria, a Embrapa passa a contar com acesso ao banco de dados e a metodologia do Instituto. Além disso, o Imea terá a experiência dos pesquisadores da Embrapa.

"O grande diferencial é essa troca de experiências. Além de auxiliar a Embrapa na coleta de informações, poderemos desenvolver novas metodologias de pesquisas e estar mais próximos das propriedades rurais em umas das regiões mais produtoras de Mato Grosso", comenta Celidonio.

Instrução - Segundo o gerente de aprendizagem rural do Senar-MT, Marciel Becker, as informações sobre os custos de produção das principais culturas produzidas em Mato Grosso serão repassadas aos mais de 200 instrutores do Senar-MT no Estado, por meio do Workshop das Cadeias Produtivas. "Com essas informações, os instrutores poderão, durante os cursos do Senar-MT, auxiliar os produtores no planejamento dos custos da produção de suas propriedades".

As informações são da assessoria.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet