Orientar os produtores de algodão mato-grossenses (ou seus representantes) sobre o novo processo de certificação para a safra 2013/14 é o principal objetivo da 4ª Jornada de Atualização IAS em legislação ambiental e boas práticas agrícolas, que será iniciada na próxima terça-feira (12 de novembro) em Sapezal (cerca de 480 km a noroeste de Cuiabá).
Até o dia 27 deste mês, a equipe do Instituto Algodão Social (IAS) vai percorrer cidades-sede dos sete Núcleos Regionais onde é produzida a pluma em Mato Grosso e a novidade da jornada deste ano será a presença do micro-ônibus do Programa Fazenda Saudável para a realização de exames preventivos nos associados da AMPA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) e seus colaboradores.
"A 4ª Jornada de Atualização IAS é especialmente importante porque será como um curso preparatório para a certificação da próxima safra algodoeira, em que as fazendas produtoras de algodão serão certificadas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) com a opção de receberem a licença de venda Algodão BCI (Better Cotton Initiative)", explica Félix Balaniuc, diretor executivo do IAS.
O ABR enfatiza a questão da responsabilidade social das fazendas certificadas (o cumprimento da legislação trabalhista com a estrita observância das normas de segurança do trabalho), a exemplo do que ocorria com o pioneiro selo Algodão Socialmente Correto, lançado pelo próprio IAS em 2007. Com a unificação dos processos de certificação do programa lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no final de 2012 e do sistema BCI, que já é aplicado em algumas fazendas de Mato Grosso e outros estados brasileiros desde a safra 2010/11, os cotonicultores passarão a ser mais exigidos quanto ao Desempenho Ambiental e também à adoção das chamadas Boas Práticas Agrícolas (BPA).
"Por isso é muito importante a participação dos associados da AMPA ou de seu representante credenciado na Jornada de Atualização", diz Balaniuc.
Além de conhecerem as novas regras para o ABR e BCI, cuja adesão é voluntária, os participantes da Jornada de Atualização terão um curso prático de Desempenho Ambiental e BPA, com direito a certificado.
A programação da Jornada, que acontecerá no período da manhã em todas as cidades (Sapezal, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Campo Verde, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sorriso) inclui ainda a devolução da pesquisa de autoverificação dos critérios de Desempenho Ambiental e BPA, que foi encaminhada a todas as fazendas associadas à AMPA em 24 de outubro passado como forma de verificar o nível de conformidade do produtor mato-grossense. A ideia, segundo a coordenadora ambiental do IAS, Marcelma Maciel, é elaborar um plano de correção das não conformidades identificadas a partir das respostas das fazendas, viabilizando a aprovação do algodão mato-grossense nos programas ABR e BCI.
Os cursos da 4ª Jornada de Atualização serão realizados com a colaboração do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dos sindicatos rurais dos municípios produtores de algodão. Para facilitar a realização do evento e, em especial, a emissão dos certificados, a equipe realizadora pede que as inscrições sejam feitas o quanto antes através do email curso@algodaosocial.com.br ou na secretaria geral do evento através do telefone (65) 3622.2538.
A 4ª Jornada de Atualização será realizada com apoio da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT).
Agenda - A 4ª Jornada de Atualização IAS será iniciada em Sapezal no dia 12 (terça-feira), no Hotel Pelegrini. A agenda dos próximos encontros é a seguinte: dia 13 (quarta-feira), Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis; dia 19 (terça-feira), Mon Jardin Hotel em Rondonópolis; dia 21 (quinta-feira), Cooperfibra em Campo Verde; dia 22 (sexta-feira), Unicotton em Primavera do Leste; dia 26 (terça-feira), Hotel Odara Lucas em Lucas do Rio Verde; e dia 27 (quarta-feira), Hotel Odara, em Sorriso.
A programação da Jornada propriamente dita será aberta às 8h com a reunião de conscientização e adesão ao ABR e BCI, mas o evento será iniciado às 6 h com ações preventivas e de orientação em saúde do Programa Fazenda Saudável.
Os participantes do evento interessados em fazer os testes preventivos - aferição de pressão arterial, medição dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - deverão comparecer em jejum de 12 horas. Uma enfermeira da equipe do programa fará os testes na hora e entregará os resultados, que servem para prevenir doenças graves - como diabetes e enfermidades do coração - e outros problemas relacionados ao excesso de peso.
O Programa Fazenda Saudável foi lançado no dia 11 de outubro passado e está sendo levado a fazendas dos associados da AMPA. O objetivo do programa, cujos custos iniciais foram bancados pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), é fazer um trabalho de prevenção e orientação. Apenas produtores de algodão, seus colaboradores e familiares que moram nas fazendas estão habilitados a fazer os testes, que são totalmente gratuitos.