A Indonésia suspendeu nesta sexta-feira o controle sobre as importações de soja e decidiu revogar um imposto de 5% que incidia sobre a commodity, a fim de conter a inflação dos preços dos alimentos. A soja é usada na dieta básica de milhões de indonésios.
Antes das eleições presidenciais, previstas para 2014, o Ministério de Comércio anunciou o término do sistema de emissão de licenças para importação, registro de importadores e verificação do país de origem da soja. A decisão terá efeito imediato, mas a suspensão do imposto de importação requer um decreto por parte do Ministério de Finanças.
Ao afrouxar as regras, a Indonésia busca aumentar a concorrência entre os importadores e tornar os preços da oleaginosa mais acessíveis para os consumidores, esclareceu o ministério em comunicado. O país, principal comprador de soja do Sudeste Asiático, importa cerca de 2 milhões de toneladas, ou 70% do volume anualmente consumido, dos Estados Unidos e da América do Su.
Companhias privadas desaceleraram o ritmo de compras devido à complicação das cotas e ao sistema de controle de preços introduzido três meses atrás, o que desencadeou um aumento de preços. Tal medida foi duramente criticada por traders e analistas. Fonte: Dow Jones Newswires.