A Expossol - Exposição Agropecuária de Mirassol D`Oeste - começou no dia 03 e segue até sexta-feira (08) com uma extensa programação e vai sediar uma etapa do Ranking Estadual da Raça Nelore, numa parceria do Sindicato Rural e da Associação dos Criadores da Raça Nelore de Mato Grosso. “Estamos na reta final do principal evento do setor pecuário no que tange a busca pelo melhoramento genético do maior rebanho bovino do Brasil, que é o de Mato Grosso com quase 30 milhões de cabeças, sendo que mais de 90% são da raça nelore”, disse o presidente da ACNMT, Mauro Savi.
Na programação do Ranking, a pesagem e o diagnóstico de gestação dos animais inscritos serão realizados hoje no Parque de Exposições. Os julgamentos acontecem nos dias 07 e 08 de setembro. As avaliações serão realizadas pelo juiz Horácio Ferreira Neto, que irá observar detalhes técnicos de 12 categorias de animais machos e fêmeas.
Depois da etapa da Expossol, estão agendadas mais duas, sendo uma em Barra do Garças, a Expoleste, no período de 11 a 15 de setembro e a etapa da Cáceres, durante a Ecpocáceres, no período de 02 a 06 de outubro. Este ano, pelas regras, o expositor terá que inscrever seus animais em 7 etapas, sendo 5 obrigatórias e 2 livres para a somatória dos pontos. O resultado geral será conhecido no mês de outubro, depois da última etapa em Cáceres, durante a Expocáceres.
O Ranking Estadual da Raça Nelore MT é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT - com apoio do Fabov – Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte e da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, e patrocínio da Biogénesis-Bagó, Agroceres, JBS e Banco do Brasil. Os resultados e fotos de todas as etapas do Ranking podem ser acompanhados pelo site da Nelore MT: http://www.neloremt.org.br/ e pelo fecebook : www.facebook.com/nelore.matogrosso .