O Leilão Touros Terra Boa será realizado neste domingo, dia 7, às 14h, no recinto Boitel, em Araçatuba (SP), com transmissão pelo Canal Rural. O evento é esperado com grande expectativa por criadores de todo o Brasil devido à qualidade do plantel de José Luiz Niemeyer. O pregão contará com a oferta de 100 touros Nelore, além de exemplares da raça Brangus.
Respeitado por seu cuidado na seleção da raça Nelore e aplicação de métodos de vanguarda para a gestão de seu criatório, Niemeyer irá ofertar nesta edição touros Nelore avaliados pelo Programa Nelore Brasil, programa de melhoramento genético da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Alguns destaques também são avaliados pelo Clarifide Nelore, que são marcadores de DNA para características economicamente importantes, ferramenta para identificar o potencial genético dos animais. Confira alguns depoimentos de usuários dos animais Terra Boa:
“Compro animais Terra Boa há dois anos. Além dos touros serem rústicos e adaptáveis, o que contribui para o trato, são animais de grande funcionalidade. A maior razão de dar preferência aos animais TB é a genética de alta qualidade, com animais provados, que garantem resultado no rebanho. O nome de José Luiz Niemeyer inspira credibilidade; tenho grande admiração pelo o que ele fez ao rebanho brasileiro.”
Mário Eduardo Ferreira Júnior, criador em Mato Grosso do Sul
“Os animais da fazenda Terra Boa são de muito boa qualidade genética. O transporte e a mudança de clima de um Estado para outro sempre abatem os animais, mas os que comprei estão se recuperando muito bem. Em 2012, foi a primeira vez que adquiri touros do criatório, e este ano vou conferir novamente as ofertas.”
Janduy Justino de Sousa Freitas, criador no Estado do Maranhão
“Compramos touros da Terra Boa pela primeira vez em 2003. Eles deram um show na fazenda quanto aos seus filhos e filhas, nos ajudando a produzir bois de excelente carcaças e precoces. Voltamos as compras em 2012 e estamos satisfeitos com o índice de prenhez (94 %) dos lotes nos quais trabalharam. Agora é só esperar nascerem os bezerros. Estamos profundamente satisfeitos com os touros TB.”
Francisco Antônio Junqueira Franco, criador na região de São José do Rio Preto
“O gado da Terra Boa é de primeira. Compro animais do criatório há muitos anos. São touros com genética muito boa. José Luiz Niemeyer é um criador muito sério, uma pessoa confiável. Admiro muito o seu trabalho.”
José Batista Sobrinho, o José Mineiro, criador em Goiás e Tocantins
“Crio Brangus há quatro anos; Nelore há uns dez anos. No ano passado comprei Brangus da Terra Boa. São animais muito bons, incrementaram o plantel da raça.”
Djalma Fernando Poziteli, criador na região de Avaré, em São Paulo
Oferta
Os lotes são compostos de animais criados e recriados a campo, de 28 a 36 meses, prontos para servir. O touro Buark, BOA 8168, destaque desta edição do evento, é um exemplo daquilo que a Terra Boa se preocupa em produzir: o animal é Top 5%, com MGT (Mérito Genético Total) de 11,38, e possui excelente avaliação nos marcadores moleculares, além de apresentar grande beleza racial.
“A oferta dos leilões passa por avaliações e mensurações. Somente touros com boa caracterização racial, bons aprumos e bom desempenho dentro do grupo contemporâneo participam do leilão”, destaca o engenheiro agrônomo Gilberto Augusto Honório, da Guto Assessoria. “Terra Boa é sinônimo de qualidade, resume-se em touros rústicos, bem caracterizados e bem avaliados”, frisa o profissional.