O Mato Grosso do Sul sedia nos dias 17 e 18 deste mês a primeira edição da Jornada Técnica da Raça Girolando no Estado. Cerca de 100 pessoas, entre criadores, estudantes e profissionais do setor leiteiro,participam do evento, que começou no início da tarde desta quarta-feira, no Parque de Exposição Laucídio Coelho, em Campo Grande.
Voltada para criadores e profissionais do setor pecuário que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a raça Girolando, a Jornada Técnica conta com aulas práticas e teóricas sobre padrão racial, melhoramento genético, cruzamentos e sistema on line da associação, entre outros assuntos.
Atualmente, a raça corresponde por 80% da produção de leite do país e registrou em 2012 o maior índice de crescimento de vendas de sêmen entre as raças leiteiras.
A Jornada Técnica é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e conta com o apoio do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, Sebrae/MS, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Seprotur, BRF, Sistema Famasul, além dos dez Parceiros Master da Girolando.
A Girolando vem realizando a Jornada Técnica em várias regiões para permitir aos criadores um conhecimento mais amplo da raça. Depois da EXPOGRANDE, a próxima feira que sediará o curso será a MEGALEITE, em junho, na cidade de Uberaba (MG).