O governo federal investirá recursos no aprimoramento de jovens e mulheres que atuam no setor cooperativista dos biomas Semiárido e Amazônia, que inclui o Norte e Médio Norte de Mato Grosso.
A partir de projetos aprovados em dezembro do ano passado, 305 jovens e 335 mulheres, de um total de 6.277 pessoas, incluindo 330 dirigentes, serão capacitadas com os recursos disponibilizados pelo Chamamento Público 002/2013.
Leia mais:
Cooperativas do Centro-Oeste reclamam da demora para obter registros de insumos agrícolas
Brasil Orgânico e Sustentável: campanha receberá inscrições até 14 de fevereiro
Os objetivos das 10 propostas aprovadas são, majoritariamente, gestão e capacitação da juventude e das mulheres. O intuito é ampliar a participação destas categorias, além de integrar as redes cooperativas disseminando os conceitos de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“Os Biomas Semiárido e Amazônia têm forte demanda em estruturação de sistemas de organização social e, por esta razão, foram priorizados”, explica o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.
Foram destinados R$ 944.37,32 para repasse às instituições, por meio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural/Denacoop da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.