Para promover ações de incentivo e desenvolvimento da região Transamazônica, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (SDC/Mapa) instituiu o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo (Pisacoop). O programa, que está em fase inicial de estruturação na região, tem a intenção de promover a transformação da produção convencional das cooperativas de cacau em sistemas produtivos integrados, com base tecnológica, sustentável e rastreável.
O secretário da SDC/Mapa, Caio Rocha, esteve em Medicilândia (PA), em agosto, para formalizar a constituição do Comitê Técnico Gestor do Pisacoop, cujo objetivo é propor e apoiar políticas públicas de fomento ao cooperativismo e ao desenvolvimento da região.
“Hoje, a Transamazônica é um importante foco de trabalho da Presidência da República, por ser a região do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Xingú , área de influência da futura Usina Belomonte”, enfatizou Caio Rocha.
O comitê conta com recursos do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da SDC, que destinou cerca de 13% de seu orçamento para o projeto. A verba será administrada pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que fará a gestão das ações do comitê, como a capacitação de técnicos, o apoio ao Salão Internacional de Chocolate e a estruturação do Complexo Agroindustrial do Cacau.