O Grupo André Maggi participou, entre os dias 20 e 21 de março, do Katoomba XIX, destinado a discutir a “Expansão de Cadeias de Suprimento Sustentáveis para Commodities”. O evento internacional foi realizado em Foz do Iguaçu (PR).
Organizado pela Forest Trends e Katoomba Group, o encontro discutiu desafios e soluções sustentáveis para cadeia produtiva de algumas das principais commodities, como a soja e a carne visando, entre outros objetivos, a redução do desmatamento.
Empresas privadas, representantes governamentais, instituições financeiras e Organizações Não Governamentais (ONGs) integraram os painéis de debates.
O Brasil já havia sediado uma edição do Katoomba em 2009, em Cuiabá (MT). Na época o evento marcou o lançamento do programa MT Legal (Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural) e o início das discussões do REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal), uma proposta de compensação financeira internacional correspondente às emissões evitadas.
“Sabemos que o trabalho do Código Florestal com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) foi muito baseado na ideia do MT Legal e de outros estados que também estavam trabalhando em legislações para dar mais segurança jurídica ao produtor”, comenta Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade do Grupo André Maggi, que esteve presente nas duas edições brasileiras do Katoomba.
“Além disso, as políticas de REDD já estão em implantação em diversos estados e temos o caso prático do REDD entre os governos do Acre e da Califórnia”, complementa Lopes.
Segundo Juliana, a edição de 2009 discutiu muito mais o papel individual de cada ator do agronegócio. Já neste ano, uma das maiores diferenças foi o foco nas parcerias, no trabalho conjunto entre os diversos agentes do setor produtivo – muito mais fortalecido.
Durante o Katoomba XIX foram várias as apresentações de iniciativas envolvendo governo, ONGs e iniciativa privada. “Ou seja, estamos construindo um caminho em que o trabalho em conjunto tem maior escala de resultado”, finaliza.