Agricultores familiares de Ouro Verde de Minas, em Minas Gerais, estão melhorando a renda familiar com a venda de seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O incentivo para a participação deles no programa vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a prefeitura.
O PAA é uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por meio do programa, os alimentos produzidos pela agricultura familiar são comprados e doados a escolas públicas, creches, asilos e instituições assistenciais.
O papel da Emater é mobilizar e cadastrar entidades beneficiárias e agricultores familiares com potencial para comercializar; elaborar estratégias; emitir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Declaração de Aptidão ao Programa de Aquisição de Alimento; prestar assistência na produção e comercialização dos produtos e orientar a gestão do Programa na organização de agricultores.
Desde 2007, o município de Ouro Verde de Minas implantou o PAA. Atualmente, 88 produtores são beneficiados. Em média, pelo contrato com a Conab, cada um recebe R$ 4.150 por ano.
Os alimentos adquiridos da agricultura familiar por meio do PAA são doados a 42 entidades cadastradas. Os produtores fornecem hortaliças, frutas, doces e quitandas. Os produtos são entregues no Banco de Alimentos da Prefeitura de Ouro Verde de Minas, que depois os repassa às entidades beneficiadas.
Izabel Rosa de Souza é uma das produtoras que participam do programa. Ela fornece para o PAA cenoura, farinha e cheiro verde. A entrega dos alimentos acontece toda semana. Izabel de Souza comemora o aumento da renda da renda familiar.
– Melhorou muito. Nós fornecemos alimentos para o banco. A gente produz com mais vontade porque sabe onde vai vender – disse.