Na intenção de alertar o produtor rural sobre a importância da calagem para a agricultura brasileira, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa) promove, nesta quinta-feira, dia 23 de maio, o Seminário sobre o Dia Nacional do Calcário Agrícola.
A calagem é um processo que visa à redução da acidez no solo por meio da adição de calcário. Essa prática também melhora a eficiência do uso dos fertilizantes, estimula a atividade microbiana no solo, diminui a toxidez de alumínio, bem como promove a correção da deficiência de cálcio e de magnésio, resultando, assim, em benefícios econômicos para o produtor rural.
A data comemorativa foi instituída pela Lei N° 12.389/11 e é celebrada, anualmente, dia 24 de maio em todo o território nacional. O Mapa desenvolve e apoia ações de incentivo ao uso adequado e eficiente do calcário, com o objetivo de melhorar os níveis de produtividade das culturas. Dentre as suas atividades destacam-se a capacitação de técnicos e de produtores rurais, a elaboração de material técnico e o estabelecimento de parcerias institucionais com estados e municípios.