Os desafios para a segurança alimentar e nutricional no Brasil preocupam diversos setores econômicos do país. O XXVIII CBA - Congresso Brasileiro de Agronomia, o maior e mais tradicional evento da Agronomia Brasileira (desde 1935), será realizado em Cuiabá nos dias 19 a 22 de novembro de 2013, no Centro de Eventos Pantanal, vai abordar o tema. A estimativa de público é de 2000 participantes. No mesmo período também ocorre a Feira Agroindústria Saudável (FAS).
O XXVIII CBA está sob a organização do presidente da Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), engenheiro agrônomo, Angelo Petto Neto, do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia(CREAMT), engenheiro civil, Juares Samaniego e do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEAMT), engenheiro agrônomo João Dias.
Na avaliação de João Dias, o congresso terá um grande pesoeconômico no sentido de o Brasil encontrar os caminhos alternativos paraviabilizar qualidade de vida para os cidadãos brasileiros.
O presidente do CREA-MT, Juares Samaniego tem ressaltado a importância do tema escolhido. "O tema central do evento interessa não somente aos agrônomos e áreas afins assim como toda sociedade: Segurança Alimentar e Nutricional", disse Samaniego. De acordo com Angelo Petto Neto da CONFAEAB, a segurança de alimentos é prioridade para a saúde pública. Todos os anos, milhões de pessoas adoecem e muitas morrem em decorrência do consumo de alimentos inseguros.