Grupo de parlamentares mexicanos se reuniu com os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, no início da semana, para conhecer a realidade do agronegócio brasileiro e obter informações sobre as políticas de Segurança Alimentar aplicadas no Brasil. Segue abaixo transcrição de matéria radiofônica da repórter Larissa Bortoni, da Agência Senado.
(Repórter) Coube a dois consultores do Senado a tarefa de apresentar aos parlamentares mexicanos as políticas do governo brasileiro para o combate à fome e a pobreza e os números do agronegócio brasileiro. O consultor Fernando Lagares informou, entre outros dados, que a produção brasileira de grãos tem crescido ao longo do ano.
(Fernando Lagares) É um dos mais importantes negócios do país. Emprega 35% de todos os empregos do país. Ele responde por 22 a 25% do produto interno nacional. Ele responde por 40% das exportações brasileiras e ao longo dos anos tem tido sucessivos recordes de produção e de eficiência, o que é importante se destacar.
(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, salientou a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no desenvolvimento da agricultura brasileira.
(Ana Amélia) Grande parte dos avanços que a agricultura brasileira obteve nos últimos cinquenta anos se deve não apenas ao esforço que os agricultores brasileiros fizeram nesse tempo, com acesso às novas tecnologias, mas sobretudo pelo papel de uma empresa pública, chamada Embrapa.
(Repórter) A senadora Ana Amélia, porém, destacou que há problemas, como as diferenças regionais e a precariedade na infraestrutura, que encarece a produção agrícola do Brasil.