O Diagnóstico Completo (DIACOM) da Qualidade da Semente de Soja é uma metodologia que combina testes de qualidade fisiológica e sanitária. Voltadopara profissionais das áreas de produção e armazenagem, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes, o curso será ministrado pelospesquisadores da Embrapa Soja Ademir Henning,Francisco Krzyzanowski, Irineu Lorini e José de Barros França Neto.
Segundo Ademir Henning, coordenador desta edição,os participantes terão acesso a conhecimentos gerais suficientes para permitir a realização dos testes de tetrazólio e patologia de sementes, com qualidade e precisão.
Além da parte teórica, o curso oferece práticas de laboratório em tetrazólio e em patologia de sementes. As práticas em tetrazólio permitem aos alunos identificar danos mecânicos, térmicos, deterioração por umidade ou causados por percevejo além de estimular os níveis de vigor e potencial de germinação. Já nas práticas de patologia de sementes haverá treinamento para instalação, condução e avaliação do teste de sanidade em soja, permitindo a identificação das estruturas dos principais patógenos da semente: Phomopsissp., Fusarium spp., Colletotrichumtruncatum e Aspergillus spp.