A Cooplantio – Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto deu mais um passo para autonomia no recebimento, beneficiamento, secagem e armazenagem de grãos, principalmente na região central do Estado. A cooperativa assumiu as operações de arroz e soja da Coriscal por cinco anos, podendo renovar a concessão pelo mesmo período. A nova estrutura vai melhorar os serviços prestados aos associados e parceiros comerciais da região, gerando um novo potencial de negócios.
O anúncio ocorreu no último dia 31 de janeiro, às 21h, durante entrevista coletiva do presidente Daltro Benvenuti, logo após a pré-assembleia regional da cooperativa. No início de 2012, a Cooplantio firmou parceria com a Coriscal para operar a oferta de insumos, produção de rações e beneficiamento de arroz. Parte da capacidade industrial de alimentos era direcionada aos clientes da cooperativa, suprindo uma crescente demanda. Com o anúncio, a Cooplantio terá capacidade total para beneficiar 500 mil fardos de arroz por mês.
Com Cachoeira do Sul, a Cooplantio se consolida em pontos estratégicos para recebimento de grãos no Rio Grande do Sul. A cooperativa tem outras estruturas para operações de arroz em Uruguaiana, Faxinal do Soturno e Pelotas. Já em soja, o recebimento ocorre no município de Palmeira das Missões e, mais recentemente, em Rio Grande, onde firmou parceria com a Codel para facilitar as exportações dos seus associados.