O problema é a falta de indústrias e não estradas, afirmam os especialistas. Para eles, se houvessem mais investimentos em indústrias em Mato Grosso, não seria necessário ter de escoar toda a produção para fora do Estado. Os economistas salientam ainda que a iniciativa privada deveria tomar uma atitude e pegar para ela a ampliação das rodovias e ferrovias, assim como é no Estados Unidos, ao invés de “esperarem sentados” o governo “se mexer”. “
Desde 1980 vem se reclamando da logística. O problema não é estrada e sim a falta de investimento em indústrias. Se aumentasse a industrialização o problema da logística diminuíra. Estradas estão sendo feitas, mas não acompanha a produção que só aumenta. Quanto mais expande-se a produção, mais estrada é preciso”, diz o economista José Manoel Marta.
Para ele, a iniciativa privada em Mato Grosso e Brasil deveria fazer igual à dos Estados Unidos, ou seja, pegar para ela as ampliações das rodovias e construção de ferrovias. “Falta mais atitude do empresariado que só fica esperando o governo fazer algo”.