A China tornou-se o principal comprador da produção agrícola da Austrália, informou nesta quarta-feira o Escritório de Estatísticas Australiano (ABS, na sigla em inglês). No ano fiscal de 2011, encerrado em 30 de junho, o gigante asiático importou 14% dos 32,5 bilhões de dólares australianos (US$ 34,3 bilhões) gerados com a exportação de produtos agrícolas.
Essa influência, contudo, preocupa setores australianos mais conservadores. Eles alertam que os recursos naturais do país poderiam se esgotar com o tamanho do apetite chinês. Danos ecológicos e desemprego no campo também seriam consequências. Já os segmentos que apoiam uma parceria mais forte com a China argumentam que isso traria investimentos à agricultura australiana, permitindo que esta alcance todo o seu potencial.
A receita total da Austrália com exportações agrícolas vem crescendo a uma média de 5% ao ano nas últimas três décadas, alcançando 32,5 bilhões de dólares atualmente, bem acima da média de 8,2 bilhões de dólares australianos dos anos 1980. As informações são da Dow Jones.