Presente no país há 120 anos, a Bayer Brasil apresentou novamente uma excelente performance em 2015. As vendas do Grupo no país alcançaram R$ 10,17 bilhões, o que representou um expressivo crescimento de 26% em relação ao ano anterior.
“Em 2015, o Brasil foi o quarto maior mercado para a Bayer em todo o mundo, o que reforça a importância e o potencial de nossa nação. Mesmo com a situação econômica do país, a concorrência acirrada e a diferença de câmbio, a unidade brasileira cresceu percentualmente mais do que em 2014, quando alcançamos 18%. 2016 é um ano muito especial para a Bayer Brasil, pois completamos 120 anos de sólida presença no país e apresentamos ao mercado o novo posicionamento estratégico global da Bayer, como uma empresa puramente dedicada às Ciências da Vida, focada nas áreas de saúde humana e animal e agricultura. Estou muito confiante com o futuro da companhia no Brasil, pois ganharemos mais foco, sinergia e valor agregado na organização”, explica Theo van der Loo, presidente do grupo Bayer no Brasil.
Em 2016, a empresa planeja investir cerca de R$ 180 milhões no país. Os investimentos serão realizados na modernização das instalações e laboratórios, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e projetos socioambientais.
Globalmente, a Bayer registrou recorde de vendas de € 46,32 bilhões, aumento de 12,1% em comparação a 2014 (€ 41.33 billion).
Crop Science
Em 2015, a divisão Crop Science no Brasil apresentou um crescimento de 37% nas vendas em relação a 2014, atingindo R$ 7,46 bilhões. O resultado positivo da divisão foi responsável por 73% do resultado do Grupo Bayer no país. Um dos destaques do ano da Crop Science foi a inauguração de novos laboratórios de Monitoramento de Resistência a Fungicidas, Herbicidas e Inseticidas (FHI) e do Centro de Tecnologia de Aplicação, que demandaram um total de investimentos de R$ 31 milhões, dos quais R$ 22 milhões em 2015. Os novos espaços atendem especificamente as necessidades da agricultura do Brasil e outros países da América Latina, integrando o Centro de Expertise em Agricultura Tropical (CEAT), que também foi anunciado na ocasião e idealizado pela Bayer Brasil, com sede em Paulínia.
O CEAT é uma plataforma colaborativa para estabelecer parcerias público-privadas de pesquisa e inovação que contribuam para o desenvolvimento de soluções integradas, focadas nos desafios da agricultura tropical no Brasil e outros países da América Latina. Os laboratórios FHI vão monitorar constantemente a evolução dos fungos, pragas e plantas daninhas para o desenvolvimento de soluções especificas em prol do manejo da resistência. O Centro de Tecnologia e Aplicação vai concentrar suas atividades no desenvolvimento de soluções para a aplicação de defensivos agrícolas, adequadas às realidades locais.
Outros importantes destaques de 2015 da divisão Crop Science foram a aquisição do negócio de sementes da CCGL, no Sul, fortalecendo ainda mais o negócio de Sementes da Bayer no Brasil; o lançamento da Rede AgroServices, plataforma anunciada em um evento em Washington (EUA) para contribuir com o desenvolvimento e o reconhecimento do agronegócio brasileiro, reunindo agricultores, distribuidores e cooperativas, parceiros da cadeia de valor, entre outros. O investimento para esta última frente no ano passado foi cerca de R$ 100 milhões.
HealthCare
As vendas da divisão HealthCare atingiram R$ 2,16 bilhões em 2015, 16% a mais do que em 2014. O desempenho positivo da HealthCare foi responsável por 22% do resultado do Grupo Bayer no país.
Em 2015, a divisão Farmacêutica apresentou um crescimento de 12% em relação a 2014. As novas indicações do anticoagulante Xarelto® no país, para o tratamento de tromboembolismo venoso, e para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e embolia sistêmica, em pacientes com fibrilação atrial, contribuíram para esse resultado. Xarelto® também está disponível no mercado Brasileiro desde 2010, para a prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes adultos, após a artroplastia eletiva do quadril ou a cirurgia de substituição do joelho.
A Bayer Brasil, líder no segmento de Saúde da Mulher no país, possui a segunda maior unidade de produção de hormônios sólidos (pílulas e comprimidos) do Grupo, em todo o mundo.
Em 2015, esta fábrica localizada em São Paulo produziu dois bilhões de comprimidos, o equivalente a 83 milhões de blisteres. Além de abastecer o mercado brasileiro, a Bayer exportou seus produtos para mais de 40 países na América Latina e na Ásia. A Bayer Brasil é responsável por cerca de 10% das exportações de toda a indústria farmacêutica, instalada no país.
No ano passado, entre os principais produtos da Bayer já estabelecidos no mercado, Aspirina® Prevent, Diane® 35, Allurene®, YAZ®, Mirena®, Nebido® e Nexavar® apresentaram um excelente resultado.
Em 2016, a Bayer Brasil lançou com sucesso o medicamento Adempas® (hipertensão pulmonar tromboembólica).
Nos próximos meses, está planejado o lançamento no mercado brasileiro de medicamentos inovadores como Xofigo® (câncer de próstata com metástase óssea), Stivarga® (indicação de câncer gastrointestinal), e a nova indicação de Eylia® para edema macular diabético.
A Consumer Care apresentou um crescimento impressionante de 34% em relação a 2014. As linhas de produtos Bepantol®, Redoxon® e Flanax® alcançaram excelente desempenho de vendas no país.
Em 2015, a inclusão do Coppertone®, Dr. Scholl's® e Claritin®, produtos adquiridos a partir da compra global do portfólio OTC da Merck & Co., impulsionaram os resultados da Consumer Care no país.
A área de Radiologia & Intervenção, com equipamentos e meios de contraste, teve um decrescimento de 11% em relação ao ano anterior. A área de Diabetes teve o mesmo desempenho que em 2014, em um mercado em declínio.
Com um crescimento de 17%, o negócio de Saúde Animal no Brasil manteve-se com o desenvolvimento acima dos níveis do mercado, e conseguiu melhorar a sua rentabilidade pelo segundo ano consecutivo.
O Brasil é o maior dos cinco centros de processamento de casos de farmacovigilância do Grupo Bayer no mundo. A equipe conta cerca de 130 profissionais focados nas atividades de farmacovigilância, sendo o maior do país e da América Latina.
MaterialScience
O negócio da Bayer em polímeros de alta tecnologia, anteriormente conhecida como Bayer MaterialScience, foi lançada no mercado de ações como uma empresa independente chamada Covestro em outubro de 2015. A Bayer atualmente ainda detém uma participação de 69% da Covestro.
No Brasil, a separação jurídica da MaterialScience foi iniciada em julho de 2015, tendo a efetiva separação econômica de todo o grupo em 1º de setembro de 2015..
Parque Industrial de Belford Roxo
A Bayer continua investindo no seu complexo industrial, de dois milhões de metros quadrados, localizado em Belford Roxo - Rio de Janeiro, onde está localizada a fábrica de Crop Science e Saúde Animal, além de outras fábricas parceiras. O objetivo nos próximos anos é atrair novos parceiros para o complexo industrial para otimzar o uso da infraesturura já existente. A expectativa é que isso gere novas vagas de emprego, ajudando assim o município de Belford Roxo a se desenvolver ainda mais
Inovação
O objetivo da Bayer é atuar de forma sustentável e melhorar as vidas das pessoas, animais e plantas ao redor do mundo com produtos e soluções inovadoras. Por essa razão, a empresa investe fortemente em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Em 2015, o grupo Bayer aumentou em 21% seu aporte em P&D para € 4,28 milhões (2014: € 3,53 bilhões). São cerca de 15 mil colaboradores focados em pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo.
A divisão Healthcare, com investimento em P&D de € 2,8 bilhões no ano passado, representou 66,2% de todo o aporte financeiro destinado para essa área por parte do Grupo Bayer no mundo.
Produtos inovadores lançados em vários países como o anticoagulante Xarelto®, o medicamento para os olhos Eylia®, as drogas contra câncer Stivarga® e Xofigo®, e Adempas® para tratar hipertensão pulmonar– apresentaram vendas globais de € 4,23 bilhões (versus € 2,90 bilhões em 2014).
New Bayer
A partir de 1º de janeiro de 2016, os negócios da companhia passaram a ser administrados por três divisões: Pharmaceuticals, Consumer Health e Crop Science.
O portfólio de produtos da divisão Pharmaceuticals reúne medicamentos de prescrição médica nas áreas de cardiologia, hematologia, neurologia, oncologia, oftalmologia, antiinfectivos, pneumologia, saúde feminina e masculina, e também Radiologia. A divisão de Consumer Health abrange marcas mundialmente conhecidas de consumo sem prescrição médica, em categorias como alergia, analgésico, tosse, resfriado e gripe, dermatologia, cuidados com os pés, gastrointestinais, suplementos alimentares e proteção solar. A divisão Crop Science é focada nas áreas de sementes, proteção biológica e química de culturas e controle de pragas em mercados não-agrícolas. A Saúde Animal fornece produtos e soluções para prevenir e tratar doenças em animais de companhia e de grande porte.