Olhar Agro & Negócios

Sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias | Agronegócio

UM NOVO MOMENTO

Desafio da Aprosoja é construir alternativas para crise e governo Pedro Taques busca parceria para logística

Foto: Andréa Lobo/Gcom-MT

Desafio da Aprosoja é construir alternativas para crise e governo Pedro Taques busca parceria para logística
A necessidade de se construir alternativas para superar a crise e manter Mato Grosso produzindo mais e melhor é o principal desafio da nova diretoria da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), empossada na noite desta quinta-feira (10), no auditório do Cenarium Rural em Cuiabá. Existe também a necessidade de formatar a parceria com o governo Pedro Taques, para enfrentar o problema da logística em transporte, agravada pela dificuldade interna de armazenagem.


O vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que foi presidente da Aprosoja antes de ingressar na política partidária, destacou que o governador José Pedro Taques (PSDB) tem intenção de construir uma parceria sólida e duradoura com os segmento produtivo, para obras rodoviárias.

Leia Mais:
Necessidades de produtores serão ouvidas por nova diretoria da Aprosoja; posse é nesta quinta

“O desafio dos líderes é enxergar mais longe. E levar os liderados para esse caminho. O [ex] governador Blairo Maggi criou programa dos consórcios rodoviários, porque enxergou mais longe. E não vejo um produtor que se arrependeu de participar. Agora com o governador Pedro Taques queremos aperfeiçoar o formato”, citou Fávaro.

Carlos Fávaro afirmou que o governo tem orgulho de ter o setor produtivo como parceiro do Estado. Todavia, se apressou em corrigir e dizer que o governo aceita críticas. “Não precisamos que as entidades joguem confetes, sejam chapa branca e fiquem defendendo o governo. As entidades podem e devem cobrar políticas públicas que defendam o agronegócio. E o governo tem que ser apenas o facilitador; nosso governo se apresenta com portas abertas e conhecimento de causa”, emendou o vice-governador, para a reportagem do Olhar Direto.

Para comprovar que fala a língua do produtor rural, Fávaro lembrou que o governo Taques possui inúmeros colaboradores, como temos grandes colaboradores, com os secretários Seneri Paludo (Desenvolvimento Econômico), Eduardo Moura (Desenvolvimento Regional), Marcelo Duarte (Infraestrutura) e Guilherme Nolasco (Indea), entre outros. A pedido de Taques, o vice-governador convidou o presidente e nova diretoria da Aprosoja para uma reunião no Palácio Paiaguás, na próxima semana.

Carlos Fávaro enalteceu também a participação do então governador Dante Martins de Oliveira (PSDB), in memorian, para o agronegócio. “Ele enxergou mais longe. Dante de Oliveira criou Proalmat, que tirou Mato Grosso de 3% da produção do algodão para 60%”, ponderou ele, sobre o Programa do Algodão (Proalmat).

O vice-governador anunciou que Pedro Taques possui desafios gigantes e que, por isso, está criando o Instituto Mato-grossense de Carnes (IMAC), para certificar o produto do Estado. “Será conhecido como o antes e depois, da pecuária, com o IMAC. A inovação distingue o líder dos seus seguidores. Inove e não tenha medo de ousar”, disse Fávaro, apontando para o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin.

“É nossa meta levar para o interior o planejamento estratégico da entidade. Entre janeiro e fevereiro deveremos percorrer Mato Grosso para ouvir dos produtores suas demandas e necessidades, sobre o que devemos fazer para melhorar a atividade”, afirmou Endrigo Dalcin, após tomar posse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet