A prática de pequenos atos diários como a cortesia, a pontualidade, a assiduidade e a presteza faz a diferença na qualidade da prestação dos serviços públicos. Essa foi a tônica do workshop do Programa de Controle Disciplinar realizado na segunda-feira (09.06) pela Auditoria Geral do Estado (AGE), por meio da Corregedoria Geral, aos servidores públicos com cargos de chefia na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Na oportunidade, o secretário-adjunto da Corregedoria Geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, destacou que o Programa visa levar os servidores públicos estaduais a refletirem acerca de seus deveres e proibições e propor mudanças de conduta com vistas à melhoria dos serviços públicos.
A ideia é evitar violações disciplinares de significativa incidência por falta de conhecimento da legislação ou porque eram culturalmente toleradas na administração pública.
“A prevenção, ao contrário da punição pura e simples, é a melhor forma de se atingir o objetivo de entregar à sociedade mato-grossense serviços de qualidade. Trabalhar somente a punição, modelo tradicional no âmbito das atividades de Corregedoria, é um indicador negativo, ou seja, significa que já houve um dano na prestação do serviço e que a administração pública terá ainda alto custo para processar o servidor que cometeu a infração funcional”, comentou.
A explanação foi conduzida pelo auditor do Estado, Sildemar Alves, que falou sobre as principais violações funcionais cometidas pelos servidores públicos estaduais. Tais infrações referem-se à assiduidade, ao comportamento social, ao patrimônio público e ao assédio moral.
O auditor explicou que essas infrações disciplinares podem ser prevenidas no âmbito das próprias unidades administrativas, principalmente se as chefias imediatas desempenharem a contento as atribuições de ordenar, controlar e corrigir a conduta de seus subordinados. “As chefias são o elo entre o alto comando e quem efetivamente executa as atribuições”, disse.
Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Almir de Souza Ferro, a realização do Programa de Controle de Disciplinar na Empaer foi solicitada pela própria direção da Empresa numa atitude de gestão proativa na melhoria dos serviços públicos.
Participaram do workshop 33 servidores com cargos de chefia na Empaer. No dia 16 de junho o evento será realizado a outros servidores da Empresa lotados em Cuiabá e Várzea Grande, das 14h às 18h, no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Posteriormente, a ideia é estender a iniciativa aos servidores dos escritórios regionais da Empaer no interior do Estado.