Halal não se restringe apenas à alimentação, é a base de tudo que é lícito na cultura mulçumana, seja na política, na conduta, nas vestimentas e até mesmo nas finanças.
Neste contexto, a certificação de alimentos Halal foi criada para possibilitar a exportação e o consumo de produtos provenientes de países não mulçumanos para a comunidade Islã.
Quando se trata de carne bovina, é necessária uma série de certificados e procedimentos para que o produto seja denominado Halal.
Entre os certificados exigidos para a produção de carne Halal destaca-se o Certificado de Abate Halal, emitido pelos centros islâmicos Cibalhalal e CDIAL halal, para as indústrias de carnes e derivados com o fim de assegurar que o abate atenda às exigências da religião islâmica.
A característica marcante da carne halal é o abate, feito a partir da degola do animal, maneira considerada pelos mulçumanos como mais rápida e indolor para sua morte.
A operação é realizada por um único corte que deve atingir a traquéia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue do animal seja escoado e morra sem sofrimento.
A obtenção do Certificado de Abate Halal
Após todos esses procedimentos os produtos são rotulados e nesse rótulo deve conter o nome do produto, número do SIF, nome e endereço do fabricante, do importador e do distribuidor, marca da fábrica, ingredientes, código numérico identificador de data, carimbo ou etiqueta para identificação Halal e país de origem.
No caso de produtos cárneos, também devem constar a data do abate, da fabricação e do processamento.
Frigoríficos que produzem carne halal no Brasil.
Segundo a CibalHalal, são 45 as plantas frigoríficas com certificado halal em operação no Brasil.Países que consomem carne halal
Toda carne bovina brasileira exportada para os países de maioria Islâmica, com destaque para Argélia, Egito e Oriente Médio (exceto Israel) apresenta certificação Halal. Em Israel se consome carne Kosher (outra certificação religiosa).
Sobre as exportações, em 2013 o Brasil exportou 273,4 mil toneladas de carne bovina para esse mercado, uma queda de 10,6% em relação a 2012,
Em 2010 houve um aumento nas exportações de 35,9% em relação a 2009, com diminuição constante desde então. Em 2013 foi registrado o menor volume exportado desde 2009.
Este fato é resultado dos embargos financeiros ao Irã, em função da política nuclear adotada pelo país, o que inviabilizou a concretização dos negócios por questões operacionais.
A seguir estimamos o número de animais abatidos sob a certificação halal para a geração do volume exportado. Utilizamos como referência bovinos machos, com peso de carcaça de 18,0@.
Dessa forma, a estimativa para 2013 é de que 328 mil cabeças tenham sido abatidas com certificação halal (figura 4). Este número chegou a 744 mil cabeças em 2010.
Considerações finais
Em relação ao volume total de carne bovina exportada pelo Brasil, o mercado Halal apresenta números expressivos e com potencial de crescimento, em função da carteira de clientes da carne brasileira e da demanda crescente deste grupo de países.
Em 2013 o volume exportado representou 18,2% das exportações de carne bovina brasileira e esta foi a menor participação registrada desde 2009. Apesar do recuo, os números demonstram a importância e grandeza desde segmento.
Para 2014, é esperada uma melhora em relação a 2013, visto que as exportações para o Irã voltaram a acontecer.