A 16ª edição do evento terá início nesta quarta-feira (29) e prossegue até sábado (1º de fevereiro), no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, localizado no km 580 da BR 282, em Pinhalzinho.
Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a entidade oferecerá, durante os quatro dias de evento, no período das 8 às 18 horas, a aferição de instrumentos que apoiarão os setores de suínos, aves e leite, além de clínicas tecnológicas com foco na apicultura, melhoria de processo produtivo, vitivinicultura, qualidade e melhoria do processo produtivo do leite e de melhoria do processo produtivo de erva-mate. A programação também contempla palestras vinculadas ao empreendedorismo rural, acesso ao crédito, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos.
Haverá consultoria para microempreendedores individuais, representantes de microempresas ou potenciais empresários e atendimento canvas, que proporciona uma visão geral do modelo de negócios. O canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes com base em nove aspectos: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos principais, atividades principais, parcerias-chave e estrutura de custos.
Outra ação do Sebrae/SC no Itaipu Rural Show está relacionada ao apoio às 40 caravanas técnicas da área de abrangência da coordenadoria regional oeste da entidade, que contempla 54 municípios. “A parceria do sistema Sebrae com o Itaipu Rural Show é histórica e tem por objetivo auxiliar na melhoria da gestão das empresas rurais”, realça Parmeggiani.
ITAIPU RURAL SHOW
Neste ano, o Itaipu Rural Show abordará o tema Gestão da Propriedade: É hora de entrar em campo. O evento terá diversos exemplos que retratam a administração e gestão de uma propriedade na atualidade.
A organização tem por meta receber 60 mil produtores rurais de pequeno e médio porte, empresários do setor agrícola, técnicos e dirigentes vindos de todo país. A iniciativa é da Cooperativa Regional Itaipu com patrocínio da Sicoob Creditaipu; Ceraçá; Nutron; Prefeitura de Pinhalzinho; Sebrae; Funturismo; Turismo Sustentável & Infância; Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; Governo do Estado Santa Catarina; Governo Federal; Epagri e Senar.