A produção da safra 2012/13, de 186,86 milhões de toneladas, deve receber um acréscimo 5,2% para a safra 2013/14 e atingir o pamatar de 196 milhões de toneladas colhidas. Os dados fazem parte do 4º levantamento da safra 2013/2014 divulgdos nesta quinta-feira (9.1), em Brasília, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Esse resultado representa um incremento de 9,81 milhões de toneladas devido, sobretudo, à cultura de soja, que apresenta crescimento na produção de 10,8% (8,83 milhões de toneladas), ao algodão em caroço, com crescimento de 24,2% (488,9 mil toneladas), ao trigo, com crescimento de 24,9% (1,09 milhão de toneladas) e ao feijão primeira safra, com crescimento de 35,6% (343,4 mil toneladas).
“O desempenho da soja para esta safra deve ser ainda melhor que as previsões atuais, podendo alcançar 95 milhões. Esse resultado deve-se ao aumento da produtividade e consolidará o Brasil como o maior produtor desse grão no mundo, superando os norte-americanos”, disse o ministro Antônio Andrade durante a divulgação dos dados
Leia mais:
Brasil confirma safra recorde em 2013 e Mato Grosso consolida liderança com 24,5% da produção nacional
Agronegócio impulsiona setor de automóveis e Mato Grosso tem crescimento de 4,5% enquanto país recua
Conforme o documento,o crescimento observado no feijão segunda e terceira safras se deve à metodologia utilizada, ou seja, manutenção da área plantada na safra anterior e à média da produtividade dos três últimos anos.
Foram excluídos do cálculo os anos atípicos e acrescentado o nível tecnológico, tendo em vista que o plantio destas culturas ocorre a partir de janeiro de 2013.
No próximo levantamento, realizado em janeiro e divulgado em fevereiro deste ano, será divulgado o primeiro levantamento das culturas de segunda safra, sendo que isso inclui as culturas do milho, feijão e amendoim.
Segundo a Conab, a produtividade, considerada para as culturas de algodão, arroz, feijão primeira safra, milho primeira safra e soja, foi baseada na média dos três últimos anos, excetuados os anos atípicos e acrescentado o nível tecnológico, uma vez que as lavouras se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo (floração, enchimento de grão e maturação).
Alterações na produtividade poderão ocorrer ao longo do desenvolvimento das culturas em função das condições climáticas e fitossanitárias que se apresentarem e/ou por ocasião da colheita.
O acompanhamento da safra de grãos neste quarto levantamento aponta para uma área plantada de 55,39 milhões de hectares para a safra 2013/14, um aumento de 4,0% em relação à área cultivada na safra 2012/13, que totalizou 53,27 milhões de hectares.