Olhar Agro & Negócios

Domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias | Política

Agricultura Familiar: capacitação e ampliação de mercado

A organização e a capacitação técnica dos agricultores familiares será um dos destaques da 8ª edição da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais – AgriMinas – que será realizada entre os dias 3 e 7 de julho (quarta a domingo), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. O evento, que nesta edição se apresenta com o tema “Segurança alimentar: vida e cidadania”, é o mais importante do setor no Estado, sendo voltado exclusivamente para promover, fortalecer e profissionalizar o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar. Numa área de 8 mil m2 estarão distribuídos cerca de 120 expositores com produtos da agroindústria e peças artesanais de várias regiões de Minas, sendo destaques os doces, bebidas, especiarias típicas, além do que há de melhor na produção agrícola estadual. A expectativa é que nos cinco dias de evento cerca de 40 mil pessoas visitem a feira.


Já consolidada como um importante evento para a realização de negócios e ampliação de mercado, a AgriMinas permite que a agroindústria apresente a diversidade e riqueza de seus produtos, além de mostrar a importância da agricultura familiar na cadeia produtiva de alimentos. “Em muitas cidades de Minas Gerais é a agricultura familiar que movimenta o comércio e os serviços. Atualmente, 40% das riquezas geradas no campo no Brasil vêm desse segmento, o que representa uma movimentação de R$ 57 bilhões por ano”, explica o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva.

O salto da agricultura familiar foi tão grande nos últimos anos que, por meio do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, o governo federal destinou R$ 22,3 bilhões em recursos para o setor. O valor representa aumento de 40% em relação ao montante disponibilizado anteriormente.

Atendendo ao consumidor - “A preocupação com a origem e qualidade dos alimentos, principalmente com relação aos agrotóxicos, fez com que a demanda pelos produtos - mais conhecidos como ‘diretos da roça’ - crescesse muito. Com a ampliação de mercado e as vendas em alta, os agricultores perceberam ainda mais a necessidade de se organizar e profissionalizar o seu negócio. E esse é um dos papéis da AgriMinas: unir os pequenos agricultores, transformando o fruto do trabalho de cada um em muitas toneladas capazes de atender ao mercado”, revela Vilson Silva.

De acordo com o presidente da Fetaemg, além de produtos saudáveis, a agricultura familiar também tem preços competitivos. “É importante ressaltar que os produtos são comercializados por preços justos, pois não há a figura do atravessador”. Outro grande diferencial nesse segmento é o cuidado com que tudo sai do campo até chegar à mesa do consumidor. “Não existem grandes toneladas produzidas por máquinas e equipamentos. Os produtos da agricultura familiar são feitos pelas mãos de quem colhe e produz, tudo feito com muito carinho. É direto da roça para a mesa do consumidor”, garante Vilson Silva.

Papel da AgriMinas - “A Fetaemg, por meio da AgriMinas, contribui para a inserção efetiva da agricultura familiar na cadeia produtiva, buscando o desenvolvimento de uma produção econômica, social e ecologicamente viável, que estimule a geração de emprego e renda. Entre os resultados positivos podemos citar a redução da pobreza e a permanência do homem no campo, juntamente com toda a sua família. Sem falar que os produtores resgataram a sua autoestima em relação ao trabalho rural e hoje são grandes interessados nas capacitações sobre o sistema de produção e boas práticas de cuidados ao meio ambiente”, revela.

Mesmo com tanto o que comemorar, Vilson Silva reclama da falta de incentivo do Governo Federal: “O Brasil não tem política agrícola. O mercado não pode ser regido pela lei da oferta e da procura, como ocorreu recentemente com o tomate, que teve seus preços lá em cima. Quem ganhou com isso foi o atravessador”. Segundo o presidente da AgriMinas, o maior desafio agora do setor é sensibilizar o governo. “Não basta somente dizer que apoia a agricultura familiar. É preciso investir, aceitar o fato de que o segmento é hoje um grande gerador de emprego e renda, além de manter o homem no campo”, explica.

A 8ª AgriMinas é uma iniciativa da Fetaemg, em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado – por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco do Brasil, entre outros parceiros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet