A Massey Ferguson, líder no mercado brasileiro de tratores agrícolas, encerra a 20ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), com crescimento no volume de negócios em comparação com o ano passado. O pulverizador autopropelido MF9030 foi o grande destaque do evento. A marca registrou um aumento de 300% na procura pelo produto. As máquinas de maior valor agregado e tecnologias foram os itens mais buscados no estande da Massey Ferguson durante a semana.
O bom momento do agronegócio somado a taxa de 3% do PSI até o mês de junho impulsionaram a comercialização de equipamentos durante a Agrishow. A ampliação dos negócios no segmento de tratores com mais de 200cv potência registrou 100% de aumento alinhada a tendência do mercado pela procura de tecnologia embarcada. O otimismo registrado no início da semana permaneceu durante os 5 dias do evento.
A Massey Ferguson chegou a Ribeirão Preto com uma equipe de 52 concessionárias de todo o Brasil para um atendimento completo durante a feira. “A Agrishow acontece em meio a um cenário positivo. Durante a feira o produtor veio se reequipar com novas tecnologias e máquinas maiores, tivemos um expressivo crescimento em produtos de maior volume agregado, como colheitadeiras axiais; tratores de alta tecnologia como os da Série MF 8600 e MF 7000 Dyna-6; nosso pulverizador o MF 9030; isto sem contar equipamentos para agricultura de precisão como o novo piloto automático Auto Guide 3000 e plantadeiras maiores com taxa variável”, relatou Eduardo Nunes, gerente regional de vendas da Massey Ferguson para a região sudeste.
O investimento na atualização da frota é uma das apostas da Massey Ferguson para o mercado de máquinas agrícolas em 2013. “O produtor está investindo em máquinas novas de última geração, cabinadas, com recursos de agricultura de precisão e de mobilidade. Cada vez mais, sempre que estiver capitalizado, o empresário rural não vai apenas renovar a frota, mas se atualizar em termos tecnológicos. Ele quer colher mais no mesmo espaço”, explicou Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.
De acordo com Rubens Moura, gerente de vendas da marca para a região centro-oeste, a interação homem-máquina-campo está evoluindo “A aposta hoje, é em equipamentos de tecnologia de ponta, o produtor pode acompanhar à distância o desempenho de suas máquinas pelo Iphone, Ipad. É o que o nosso produto AGOMMAND oferece”, descreveu o gerente.
O produtor vai à Agrishow não só para conhecer um lançamento, ou comprar algo novo que agregará valor ao seu negócio. Ele também vai ao evento para planejar investimentos. “Hoje o produtor planeja com horizonte de longo prazo renovar sua linha de tratores, implementos, quer uma colheitadeira que saia de fábrica pronta para receber piloto automático, ele já vai em busca de soluções integradas e é isso o que a Massey Ferguson disponibiliza ao mercado”, revelou o gerente de vendas da Massey Ferguson para a região Sul Leonel Oliveira.
As boas notícias divulgadas sobre o desempenho do agronegócio brasileiro no primeiro trimestre de 2013, mantêm o setor e toda a cadeia produtiva otimista. “Em julho o PSI vai para 3,5%, muitos produtores anteciparam a compra de máquinas durante a Agrishow acrescentou Eduardo Nunes. Além deste cenário, outro registro contribuiu para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro nas últimas décadas. De acordo com a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil está entre os principais mercados que mais aumentaram a produtividade entre os anos de 2001 e 2009. Fatores como a pesquisa, investimentos dos produtores em tecnologia e mecanização, o crédito agrícola e as exportações influenciam diretamente neste crescimento.
A Massey Ferguson apresentou os seguintes lançamentos e destaques durante a 20ª Agrishow:
Tratores
A entrada no segmento de tratores de jardim é uma das novidades que a Massey Ferguson anunciou nesta Agrishow. A série MF2000 (com o modelo 20/42) e a série MF2900 (com o modelo 27/48). Os dois modelos são equipados com motor Briggs & Stratton® de 20 cv e 27cv de potência respectivamente. As máquinas chegam como opções para mobilidade e manutenção de áreas como jardins, parques, campos de futebol e golfe aproximando a Massey Ferguson dos centros urbanos.
A série MF 8600 passaram mais uma vez por Ribeirão Preto com os maiores e mais modernos modelos. Dotados de tecnologia de ponta, MF 8670 e MF 8690 de 320cv e 370cv, respectivamente, são os primeiros no Brasil a serem equipados com a transmissão CVT (Dyna-VT), o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado. Os tratores contam com piloto automático de série e função DTM, que otimiza o desempenho durante o trabalho, gerando economia de combustível. Com essa máquina, há ainda a possibilidade do operador realizar até 30 funções com apenas um toque de botão. Os tratores da série MF 8600 possuem ainda diferenciais como vazão de controle remoto de 175 litros/min, suspensão ativa de eixo dianteiro e capacidade de levante hidráulico de 12 toneladas.
A série MF4200, linha mais vendida da marca no país, também esteve na Agrishow. Os tratores, com potência entre 65cv e 130 cv, são referência em produtividade e versatilidade no Brasil. A linha revolucionou a trajetória da marca por oferecer a pequenos e médios produtores, alto desempenho aliado a um baixo consumo de combustível, além de apresentar design arrojado, versatilidade e fácil operação.
Destaque ainda para as séries de tratores de alta potência, acima de 130 cv, como as linhas MF 7000 Dyna-6 com transmissão inteligente e MF7100. A Série MF7000 Dyna-6 possui os tratores mais modernos produzidos no Brasil. As máquinas possuem transmissão automática que permite selecionar automaticamente a marcha com a melhor relação entre economia e desempenho. A série 7100, que já é conhecida pela sua robustez e confiabilidade, agregou mais qualidade aos seus tratores com o sistema de hidráulico da Husco. Esse sistema traz uma série de vantagens ao operador que dispõe de três funções em um mesmo corpo do controle remoto e pode realizar ajustes como o da velocidade de levante, por exemplo, através de um painel digital bem ao seu alcance.
Santal
A Massey Ferguson, que já comercializa as carregadoras e toda linha de transbordos Santal, anunciou nesta Agrishow a venda do portfólio completo da marca a partir de junho. A Massey Ferguson amplia as possibilidades aos produtores e usineiros com a plantadora Santal PDM2, que realiza simultaneamente em duas linhas o ciclo completo de operações do plantio e está preparada para operar os diferentes espaçamentos e condições encontradas no Brasil.
Agricultura de Precisão
Em agricultura de precisão, a Massey Ferguson segue inovando e mostrou na Agrishow o piloto automático Auto Guide 3000, sistema de direcionamento que oferece até 3 níveis de precisão: submétrico, até 30 cm de precisão entre as passadas; decimétrico, 10 cm de precisão na passada; e por fim o centimétrico que por meio de sinal RTK consegue uma precisão de até 2,5 cm na passagem dos equipamentos. Pela primeira vez a marca oferece ao mercado colheitadeiras, tratores e pulverizadores com precisão centimétrica de fábrica.
E para gerenciar a frota à distância, o sistema AGCOMMAND continua mostrando os diversos ganhos. Nesta edição da Agrishow o sistema chega à plataformas IOs dos dispositivos móveis. O aplicativo móvel, desenvolvido para produtores agrícolas que já utilizam, ou desejam adquirir sistemas de gerenciamento de telemetria AGCOMMAND, melhora o acompanhamento do desempenho das máquinas em campo, agilizando e facilitando trabalhos de manutenção preventiva, evitando assim perdas de produtividade no campo. O download do aplicativo poderá ser feito gratuitamente por portadores de iPhones®/iPads® que tenham adquirido ou não o sistema de telemetria. O aplicativo oferecerá uma versão demonstrativa para os produtores que desejam conhecer o sistema e sua efetividade nas lavouras.
Todas as informações para acompanhar a eficiência da máquina podem ser visualizadas por meio do aplicativo. Além de monitorar a máquina, o sistema permite a geração de relatórios que podem identificar, quantificar e endereçar problemas de logística e operação. O programa possibilita ainda determinar parâmetros de operação e ajustar alertas por mensagens em celular (SMS) caso o equipamento trabalhe fora destas predeterminações.
Ações interativas
A interatividade também chamou a atenção dos visitantes no estande da Massey Ferguson. Para dar uma ideia sobre o que significa precisão e produtividade no campo, a Massey Ferguson teve shows de slackline. A modalidade, que virou febre em todo o Brasil, consiste em fazer acrobacias sobre uma fita presa em duas extremidades e manter-se em cima dela durante todas as manobras. Foram 3 apresentações diárias em que os atletas Aline Monteiro, Igor Thiago Silva e Milton Cazário, nomes fortes deste esporte, mostraram suas habilidades.
Outra atração foi o jogo exclusivo para o sensor de movimentos do Xbox 360®, o Kinect®. Nele, o jogador será um produtor rural que, para angariar pontos, deve alcançar imagens do logotipo da Massey Ferguson diretamente na tela. Quando ele alcança o ícone do Autoguide 3000 sua pontuação é multiplicada. Como o jogo não precisa de controles basta ficar na frente da tela e sair pegando o que estiver no ar. Quem fizer a maior pontuação, leva para casa um novíssimo iPad 3®.
Implementos
Inovação também na linha de implementos. As aplicações de produtos a taxa variável chegaram às plantadeiras das séries MF 500 e MF 700. O sistema permite o controle da dosagem de sementes e fertilizantes durante o plantio explorando ao máximo a potencialidade do solo oferecendo redução de custos ao produtor. Já as semeadoras MF 500 S, foram concebidas para o plantio sem a distribuição de fertilizantes, com a disposição de opcionais, prática esta que vem se tornando cada vez mais comum em janelas de plantio bastante curtas e a semeadora MF 621L, versão múltipla para culturas de inverno e verão.Completa os destaques, o tandem Massey Ferguson, que une o trabalho de duas plantadeiras de até 17 linhas,totalizando 34 linhas, com um único trator. Com isso o produtor rural consegue maximizar e até dobrar sua capacidade de plantio.
Oficina Móvel: manutenção direta no campo
Por meio de sua divisão de peças genuínas AGCO Parts, a Massey Ferguson apresentou a primeira oficina móvel do mercado de máquinas agrícolas.
“O desenvolvimento desta ferramenta está alinhado à ideologia, ao DNA de inovação da Massey Ferguson, que é oferecer tecnologia para a geração de maior produtividade ao final dos processos do cultivo no campo”, justificou o diretor Carlito Eckert. Manutenções preventivas e pequenos reparos são partes da rotina do trabalho das máquinas nas lavouras. Para que não fiquem paradas, ou retornem à fazenda, o produtor poderá levar a oficina para o campo. “Basta acoplar o item como um implemento ao trator por meio dos três pontos”, explicou Amauri Santos, Gerente de Peças da Massey Ferguson.
Com itens como gerador de energia, ideal para utilizar em lugares afastados de energia elétrica; compressor; motoesmeril industrial; Air Kit com pistola para pintura, pistola para pulverização, pistola para limpeza, calibrador de pneus com manômetro; mangueira em espiral; máquina de solda; lavadora para trabalhos leves e pesados; Engraxadeira para lubrificação de componentes dos utilitários, implementos agrícolas e equipamentos em geral; furadeira; esmerilhadeira; furadeira de impacto, para qualquer tipo de material; chave de impacto e torno série nº 5 o kit chega para revolucionar o conceito de mobilidade no campo. “O objetivo é atender às necessidades básicas desde uma troca de óleo até a manipulação de componentes do motor”, disse Amauri.
Linha de Colheitadeiras
Os visitantes puderam conferir a colheitadeira mais versátil do mercado a MF32 SR, habilitada tanto para a cultura de arroz quanto para grãos como soja, milho e trigo. Equipada com um sistema híbrido de processamento, a máquina conta com dois rotores responsáveis pela separação, que substituem a convencional saca-palha aumentando a capacidade de colheita. “A MF32 SR amplia em até 40% o trabalho, reduzindo os níveis de perdas totais da colheita a quase zero”, ressalta o gerente de marketing do produto colheitadeiras da Massey Ferguson, Roberto Ruppenthal. A MF32 SR expande a gama de opções de colheitadeiras Massey Ferguson ao produtor além da já consagrada MF5650 SR.
Para otimizar o trabalho da colheita, a Massey Ferguson levou para o evento as novas plataformas de corte de grãos DynaFlex 8250. As plataformas são mais leves e com o menor número de componentes móveis e o exclusivo acionamento das caixas de navalhas por cardã (gerando até 400% mais torque), reduzindo custos de manutenção e aumentando a durabilidade. Além disso, inovações no sistema de corte e flexibilidade permitem o trabalho nas mais variadas condições de terreno e culturas.
Nova geração de rotores e aumento da potência disponível para colheita
As colheitadeiras axiais da Massey Ferguson MF 9690 ATR II e MF 9790 ATR II recebem a segunda geração dos rotores de tecnologia avançada (ATR, na sigla em inglês), que são os mais longos do mercado. Com a novidade, as máquinas classes 6 e 7, respectivamente, respondem com produtividade ainda maior para a lavoura.
As máquinas são pioneiras no acionamento hidrostático do rotor. A característica garante a manutenção de uma rotação constante selecionada, independente das oscilações do motor ou da alimentação. Com estes recursos, a trilha e a separação são realizadas de maneira uniforme. O sistema não tem embreagens, polias ou correias, proporcionando uma operação mais simples.
A Massey Ferguson também inovou ao introduzir em suas colheitadeiras axiais MF9690 e MF9790 ATRII uma nova geração de motores, o 84 Wi (Waste Gate Turbocharger) que segue as versões mais modernas dos motores automotivos. O produtor rural busca atualmente tecnologias que aumentam a capacidade produtiva de suas áreas agricultáveis, é por este motivo que a Massey Ferguson aprimorou este dispositivo de suas colheitadeiras axiais que oferecem agora um desempenho superior, maior eficiência no consumo de combustível e ainda um aumento da estabilidade no funcionamento dos sistemas da máquina.
Pulverizador
Também esteve na feira, o pulverizador MF 9030. A máquina chegou com novidade à Agrishow. O modelo conta agora com versões que possuem um vão livre de 1,65m, uma das maiores alturas do mercado. “Esta característica permite que o pulverizador execute o trabalho em estágios mais avançados das culturas, principalmente em milho e na cana-de-açúcar”, afirmou Vitor Kaminski, supervisor de marketing do produto pulverizadores da AGCO. Após dois anos no mercado, o MF 9030, que possui o chassi flexível, conquistou produtores por todo o país por ser capaz de trabalhar nas mais variadas condições de solo e topografia, mantendo o conforto operacional e a tração durante toda a aplicação.
Enfardadoras
Após anunciar em 2011 a entrada no segmento de equipamentos para enfardamento de biomassa, feno, forragens e palhas diversas por meio da MF 2170, a Massey Ferguson disponibiliza aos produtores e pecuaristas dois novos modelos de enfardadoras a MF 1837 para fardos retangulares e MF 1745 para fardos cilíndricos. A enfardadora MF 1837 foi configurada para oferecer excelente produtividade em ton/h e segurança operacional. Para os fardos cilíndricos, a MF 1745, referência nos Estados Unidos, é um equipamento versátil, utilizado principalmente para silagem, biomassa e outros tipos de capins que trabalha com a proporção 4x5. Possui câmara de fardo variável que permite a produção de diferentes tamanhos (762 a 1524 mm de diâmetro) e pesos. Para isso, rolos e cintas de borracha, ao mesmo tempo em que compactam e enrolam o material se ajustam para acomodar a quantidade recebida. Para finalizar, o equipamento disponibiliza ainda sistema de amarração automático com acionamento elétrico.
Segadoras e enleiradores
Além de produzir o fardo, a marca também disponibiliza equipamentos para o início deste processo. Dois modelos de segadoras, uma de sete discos de corte a MF DM 1309, e uma de cinco discos a MF DM 1358, estarão em exposição na feira a MF DM1358 conta com a possibilidade de acoplagem de um acondicionador de dedos MF KC 1358. “Ambos os modelos contam com tecnologia e capacidade de corte, uniformidade de material e baixo consumo de potência”, afirma Douglas Vincensi, gerente de marketing de produto colheitadeiras e equipamentos forrageiros da AGCO América do Sul. Na continuidade do processo, depois que a palha estiver cortada e seca, a Massey Ferguson disponibiliza três opções de equipamentos para enleirar, sendo dois modelos de rotor único – o MFRK 3814 DN e o MFRK 3802 -, e outro com dois rotores - o MFRK 3875. Os modelos são constituídos de braços e rodas que tornam o implemento ideal para trabalhos com materiais secos ou úmidos, além de oferecer facilidade de operação e eficiência nas atividades. Projetada para propriedades de grande porte e trabalhos mais pesados, a segadora MFDM 1358 oferece recursos que garantem alto desempenho e baixo custo ao produtor. Já o modelo MFDM 1309 oferece uma solução resistente e econômica para propriedades de pequeno e médio porte sem comprometer a qualidade e o acabamento. Ideal para agricultores com tratores de baixa potência ou uma quantidade limitada de corte a ser realizada.