Olhar Agro & Negócios

Sábado, 02 de novembro de 2024

Notícias | Geral

Dia Nacional da Conservação do Solo

Seminário pretende conscientizar sobre conservação do solo

Interessado em fortalecer a agropecuária brasileira na área de uso, manejo e conservação de solo e água, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) promoveu nesta terça-feira, dia 16 de abril, o Seminário sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo.


Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha, citou as ações desenvolvidas atualmente para viabilizar o desenvolvimento da agricultura. “Não há crescimento sem a preservação do solo, que é a base da agricultura. O setor agropecuário está trabalhando pela recuperação de áreas degradadas com a capacitação de técnicos e produtores rurais para a utilização de novas tecnologias”, ressaltou o secretário.

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pelo Mapa (Lei Nº 7.876) em 13 de novembro de 1989, no intuito de conscientizar governos e a sociedade sobre a importância do uso e manejo do solo na agricultura. “Neste sentido, o Mapa tem unido esforços para apoiar e desenvolver programas conservacionistas como o Plano ABC, que tem o desafio de consolidar uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono”, explicou Caio Rocha. O Plano, que liberou cerca de R$ 2 bilhões entre julho de 2012 e fevereiro deste ano, é composto de sete programas que utilizam novas tecnologias para elevar os níveis de produtividade das culturas e pastagens.

Desde a criação da lei 7.876, a produção de alimentos no Brasil triplicou. A safra de grãos 2012/13 deve chegar a 185 milhões de toneladas, 11% a mais que no ano anterior. Visando o crescimento de forma sustentável, o Mapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) devem assinar, ainda este mês, um Acordo de Cooperação que permitirá a capacitação de produtores e técnicos agrícolas em novas metodologias agronômicas, especificamente as do Plano ABC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet