O espaço Minas Gerais foi o local escolhido para o lançamento paulista da Semana Internacional do Café, evento que será realizado em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro, no Expominas. O evento receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à cafeicultura.
Empresários, cooperativas, secretários de Agricultura, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e jornalistas se reuniram no Espaço Minas Gerais, na capital paulista, onde assistiram a uma apresentação sobre a Semana Internacional do Café, que será um dos maiores eventos mundiais do setor em 2013. Na semana passada, também foi realizada em Belo Horizonte uma entrevista coletiva para a imprensa sobre o evento.
A Semana é promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a OIC, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) - principal entidade do agronegócio mineiro - , Sebrae-MG – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.
O presidente da FAEMG, Roberto Simões destacou a importância do evento como oportunidade de divulgar a qualidade do café brasileiro. “Somos o país do café, e não apenas porque produzimos muito; produzimos muito bem. Temos cafés muito variados e de altíssima qualidade, entre os melhores grãos do mundo”.
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento lembrou que, este ano, o Brasil irá produzir cerca de 50 milhões de sacas de café, a metade em Minas Gerais. “Apesar de ser realizada em Minas, a Semana Internacional do Café é um evento de todos. Estamos convidando os estados envolvidos com a produção de café a participar, já que o Brasil é o maior produtor mundial de café”, explicou.