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Sábado, 23 de novembro de 2024

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Conquistar um novo cliente pode sair mais caro que manter um antigo em meio à crise, afirmam especialistas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Dino Gueno, presidente da Confraria dos Profissionais de Marketing de Mato Grosso

Dino Gueno, presidente da Confraria dos Profissionais de Marketing de Mato Grosso

A conquista de um novo cliente pode sair mais caro que manter um antigo em meio à situação econômica vivida pelo Brasil e por Mato Grosso. A observação é de especialistas na área do marketing, que salientam que em momento recessão "reter" clientes pode ser uma alternativa para evitar "prejuízos".


Pesquisa realizada pela Confraria de Profissionais de Marketing de Mato Grosso ao final de 2016 mostra que 90% das empresas entrevistadas revelaram investir dinheiro, energia, pessoal e capacidade para buscar novos clientes, enquanto apenas 10% visam "fidelizar" os antigos, ou seja, focam em meios de manter os clientes.

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Conforme o presidente da Confraria dos Profissionais de Marketing de Mato Grosso, Dino Gueno, se em um cenário de crescimento constante da economia é "complicado" buscar apenas conquistar novos clientes, "num cenário em que a gente vive hoje de consumo mais retraído é suicida esse caminho".

Gueno comenta que além de “arriscado” focar neste momento apenas em novos clientes, é "caro". "É muito mais caro você conquistar um cliente novo do que você manter um cliente. Porque uma vez que o cliente conhece o seu ponto de venda, o seu vendedor, o seu mix de produtos é mais fácil trazer ele. Segundo ponto, quando eu falo em reter o cliente é um caminho mais assertivo porque a renda cresce, a família cresce. Essa pessoa, esse cliente tende a confiar mais nessa empresa ao longo do tempo, tende a indicar mais essa empresa”.

Ainda segundo o presidente da Confraria de Profissionais de Marketing de Mato Grosso, se num momento de crescimento econômico já é melhor “reter” o cliente, em um momento de recessão é visto como uma alternativa. "Talvez essas empresas que optaram em investir em novos clientes teriam perdido menos clientes para a concorrência como elas perdem hoje. Pois, tudo acaba em relacionamento também”.
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